Sala Experiências do Olhar

Espaço contínuo de experimentação sensorial

Autores

  • Lucienne Figueiredo dos Santos Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro
  • Rômulo Morgado Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro
  • Beatriz Barcelos Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22562/2021.54.17

Palavras-chave:

Acessibilidade cultural, Multissensorialidade, Educação museal

Resumo

O presente artigo visa apresentar a concepção da Sala Experiências do Olhar, espaço contínuo de experimentação multissensorial do Museu do Ingá, projeto premiado no 10º Prêmio Ibermuseus de educação. Ressaltando a trajetória das atividades educativas acessíveis do setor educativo dessa instituição, o trabalho busca apresentar a metodologia multissensorial aplicada a sala em questão, bem como refletir sobre as formas de fruição do público com as obras e o espaço museal.

Biografia do Autor

Lucienne Figueiredo dos Santos, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro

Formada em Museologia com especialização em Administração Pública pela UERJ, Gestão de Política Pública pela UNIRIO e mestrado em Museologia e Patrimônio pela mesma universidade. Atualmente é Superintendente de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Assessora Chefe do Sistema Estadual de Museus do Rio de janeiro.

Rômulo Morgado, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro

Formado em História pela Universidade Federal Fluminense com MBA em Gestão de Museus pelo Programa de Estudos Culturais e Sociais da Universidade Cândido Mendes. Atualmente é assistente de Difusão Cultural da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. 

Beatriz Barcelos, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro

Formada em História pela Universidade Federal Fluminense com especialização em Ensino de História pelo programa de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II. Atualmente é assistente de Difusão Cultural da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.  

Downloads

Publicado

2021-06-16