Programas específicos de inserção de estudantes imigrantes na UFFS

primeiras impressões

Autores

  • Lucelia Peron Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rosenei Cella Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Sandra de Avila Farias Bordignon Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.22562/2023.58.05

Palavras-chave:

Imigração, UFFS, Prohaiti e Pró-Imigrante

Resumo

Este texto é um estudo descritivo e exploratório que aborda a configuração e integração de estudantes imigrantes, mais especificamente os imigrantes haitianos, como política institucional de acesso e permanência ofertada pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). É relatada a experiência da instituição com os Programas Prohaiti e Pró-Imigrante. Os registros se baseiam em documentos institucionais, produções acadêmicas e relatos de experiências desses estudantes. Como resultados, observa-se que eles demonstram uma satisfação muito grande por estarem na universidade; porém, enfrentam muitos desafios provenientes tanto de questões culturais quanto de limitações decorrentes da sua condição econômica e social. Destaca-se que esses estudantes têm superado as inúmeras situações difíceis que vivenciam no dia a dia ao buscarem a educação superior.

Biografia do Autor

Lucelia Peron, Universidade Federal de Santa Catarina

Atualmente cursa Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Técnica em assuntos educacionais na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Rosenei Cella, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Secretária executiva na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Sandra de Avila Farias Bordignon, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestra em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Pedagoga na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Downloads

Publicado

2023-06-13