Motivação e engajamento

uma análise do movimento sindical rural no Nordeste Paraense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22562/2025.63.21

Palavras-chave:

Motivação, Ação coletiva, Sindicatos dos trabalhadores rurais

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar as motivações do engajamento de trabalhadores e trabalhadoras no Movimento Sindical Rural (MSR). Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com lideranças, sócios e não sócios do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) do município de Tomé-Açu, Nordeste Paraense. Os resultados do estudo demonstraram duas bases de motivações: material – ligada aos serviços do sindicato – e imaterial – relacionada às subjetividades individuais e à identidade coletiva. Entre os não sócios, a terra foi a motivação central, exemplificada pelo caso da ação coletiva realizada no Acampamento Mancha Negra. O papel do sindicato e de suas lideranças mostrou-se fundamental tanto para a mobilização de novos sócios, quanto para a construção do engajamento individual no movimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Gabriel da Silva Moraes, Universidade Estadual Paulista

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente (SP). 

Heribert Schmitz, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Sociologia Rural, Professor Titular de Sociologia, Universidade Federal do Pará, Belém (PA), Bolsista de produtividade do CNPq nível 1C.

Downloads

Publicado

2025-12-17