Motivação e engajamento
uma análise do movimento sindical rural no Nordeste Paraense
DOI:
https://doi.org/10.22562/2025.63.21Palavras-chave:
Motivação, Ação coletiva, Sindicatos dos trabalhadores ruraisResumo
Este artigo tem o objetivo de analisar as motivações do engajamento de trabalhadores e trabalhadoras no Movimento Sindical Rural (MSR). Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com lideranças, sócios e não sócios do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) do município de Tomé-Açu, Nordeste Paraense. Os resultados do estudo demonstraram duas bases de motivações: material – ligada aos serviços do sindicato – e imaterial – relacionada às subjetividades individuais e à identidade coletiva. Entre os não sócios, a terra foi a motivação central, exemplificada pelo caso da ação coletiva realizada no Acampamento Mancha Negra. O papel do sindicato e de suas lideranças mostrou-se fundamental tanto para a mobilização de novos sócios, quanto para a construção do engajamento individual no movimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.










