O ensino de história com base na Educação Patrimonial e no Estudo do Meio

Autores/as

  • Ricardo de Aguiar Pacheco

Palabras clave:

Quitosana Ferro(III)-Reticulada, adsorção de cobre, método dinâmico

Resumen

Os PCN´s propõem que o ensino de história na educação básica parta de temas e objetos próximos ao contexto social do educando, relacionando-os a outros tempos e/ou espaços. Para atender essa perspectiva, muitos educadores utilizaram as metodologias da Educação Patrimonial e do Estudo do Meio. A primeira, segundo Maria de Lourdes Horta, é desenvolvida nas etapas da observação, registro, exploração e apropriação com vista a sensibilizar o educando para a importância da
preservação dos elementos culturais. A segunda, para Circe Bitencourt, propõe a mediação didática da metodologia de pesquisa resumida nas etapas da problematização da realidade, coleta e análise dos dados e intervenção no contexto estudado. No chão da sala de aula, contudo,
estas metodologias têm se imbricado e inspirado experiências pedagógicas originais. Aqui, desejamos refletir sobre as possibilidades dessas práticas pedagógicas contemporâneas.

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