Papel e Importância das Remessas Internacionais para as Famílias Agrícolas no Sul de Honduras e no Norte do Haiti
DOI:
https://doi.org/10.22562/2025.63.22Palabras clave:
Remessas, Agricultores, Desenvolvimento RuralResumen
Nos últimos anos, tem-se observado um notável aumento da migração e do envio de remessas internacionais em Honduras e no Haiti, especialmente provenientes da diáspora nos Estados Unidos. Em ambas as nações, esse recurso representa mais de 20% do seu PIB. O objetivo deste artigo é compreender o papel e a importância das remessas internacionais entre os agricultores do sul de Honduras e do norte do Haiti, analisando como essas transferências impactam as comunidades rurais. Para tanto, além do uso de diversas fontes bibliográficas, documentais e dados secundários, aplicou-se um questionário a 25 famílias residentes na zona rural de cada país, selecionadas por amostragem não probabilística. No sul de Honduras, as remessas são fonte importante de renda há mais de três décadas, representando, em média, 54% dos rendimentos familiares, equivalentes a US$ 261 mensais. No norte do Haiti, embora a recepção seja mais recente, elas representam 64% da renda familiar, com média de US$ 132,02 mensais. Esses recursos são usados não apenas para necessidades básicas, como educação e saúde, mas também para a melhoria das atividades agrícolas. As famílias de ambos os países investem na compra de sementes, fertilizantes, equipamentos e ferramentas agrícolas, compra de animais e pagamento de mão de obra, entre outros. Em ambos os casos, as famílias afirmam que as remessas permitiram expandir a produção agrícola e melhorar as condições de vida, embora também revelam alta dependência desses recursos financeiros externos.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.








