Maria Augusta Rui Barbosa para presidente

análise da coluna "o governo feminino" de Leal de Souza na Revista Careta

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22562/2025.63.20

Palabras clave:

Maria Augusta Rui Barbosa, Revista Careta, Sufrágio Feminino

Resumen

Em 23 de junho de 1917, Leal de Souza escreveu uma breve coluna para a Revista Careta, denominada O governo feminino. Ao longo da única lauda, o jornalista comenta sobre uma série de mulheres relevantes e conhecidas de sua época que poderiam ocupar os cargos existentes na política, desde a presidência e vice-presidência até as funções nos ministérios, judiciários, diretorias e atribuições a nível estatal e municipal, sendo descrita e proposta uma gestão completamente realizada por mulheres, ou seja, sugere a existência de um governo feminino. Neste artigo pretendemos analisar a matéria, o período em questão – onde o sufrágio feminino estava em voga e era tópico tanto em discussões corriqueiras quanto no Congresso Nacional – quem são estas mulheres, o que foi possível descobrir sobre elas, o que motivou a escolha de algumas delas para estes cargos e porque Maria Augusta Rui Barbosa foi escolhida para estar à frente do cargo de presidente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriela Lúcio de Sousa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Museu de Astronomia e Ciências Afins

Bolsista de pesquisa da Fundação Casa de Rui Barbosa. Doutoranda em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Museu de Astronomia e Ciências Afins (UNIRIO/MAST).

Márcia Pinheiro Ferreira, Museu Casa de Rui Barbosa

Tecnologista do Museu Casa de Rui Barbosa (MCRB/FCRB). Mestra em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

Aparecida Marina de Souza Rangel, Museu Casa de Rui Barbosa

Tecnologista Sênior do Museu Casa de Rui Barbosa (MCRB/FCRB). Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 

Márcio Ferreira Rangel, Museu de Astronomia e Ciências Afins

Diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Doutor em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/COC).

Publicado

2025-12-17