Maria Augusta Rui Barbosa para presidente
análise da coluna "o governo feminino" de Leal de Souza na Revista Careta
DOI:
https://doi.org/10.22562/2025.63.20Palabras clave:
Maria Augusta Rui Barbosa, Revista Careta, Sufrágio FemininoResumen
Em 23 de junho de 1917, Leal de Souza escreveu uma breve coluna para a Revista Careta, denominada O governo feminino. Ao longo da única lauda, o jornalista comenta sobre uma série de mulheres relevantes e conhecidas de sua época que poderiam ocupar os cargos existentes na política, desde a presidência e vice-presidência até as funções nos ministérios, judiciários, diretorias e atribuições a nível estatal e municipal, sendo descrita e proposta uma gestão completamente realizada por mulheres, ou seja, sugere a existência de um governo feminino. Neste artigo pretendemos analisar a matéria, o período em questão – onde o sufrágio feminino estava em voga e era tópico tanto em discussões corriqueiras quanto no Congresso Nacional – quem são estas mulheres, o que foi possível descobrir sobre elas, o que motivou a escolha de algumas delas para estes cargos e porque Maria Augusta Rui Barbosa foi escolhida para estar à frente do cargo de presidente.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.








