PARTICIPAÇÃO DO SETOR PÚBLICO NA ECONOMIA: UM ESTUDO DE CASO DE PILÕES/RN

Autores

  • Camila Oliveira Sousa Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • BOANERGES DE FREITAS BARRETO FILHO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN http://orcid.org/0000-0003-1777-3520

DOI:

https://doi.org/10.46699/rce.v26i42.6364

Palavras-chave:

Dinamismo econômico. Economia municipal. Setor Público. Pilões/RN.

Resumo

O objetivo do trabalho é analisar o papel que o Setor Público vem desempenhando na economia de Pilões/RN. O percurso metodológico baseou-se em um enfoque quali-quantitativo e para o levantamento de dados foram utilizados os sites do Tesouro Nacional, Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte, Portal da Transparência do município, dentre outros. Os resultados indicam uma elevada dependência do Setor Público, em que pouco mais de 40% da população recebe algum tipo de transferência direta e com a Administração Pública respondendo por cerca de 63% do Valor Adicionado Bruto, no período de 2013 a 2017. Conclui-se que a economia de Pilões/RN tem baixíssimo dinamismo dos setores produtivos e elevado grau de dependência do Setor Público.

Biografia do Autor

Camila Oliveira Sousa Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

BOANERGES DE FREITAS BARRETO FILHO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2002). Especialista em Desenvolvimento Regional e Planejamento Territorial pela UERN. Mestrado Acadêmico em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido. Professor do Departamento de Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-09-23