Assembleias de formigas (Hymenoptera: Formicidae) de áreas verdes urbanas de Chapecó, Santa Catarina

Autores/as

  • Cristiano Ilha Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Área de Ciências Exatas e Ambientais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais.
  • Renan Maestri Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Área de Ciências Exatas e Ambientais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais.
  • Junir Antonio Lutinski Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Av. Senador Attílio Fontana, 591-E, Efapi, CEP: 89809-000, Caixa Postal: 1141, Chapecó, SC, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.24021/raac.v14i1/2.3532

Palabras clave:

Docência. Pesquisa. Autobiografia.

Resumen

O objetivo deste trabalho foi avaliar a assembleia de formigas em quatro áreas verdes urbanas na cidade de Chapecó, Santa Catarina, buscando inferir sobre o papel destas áreas na conservação da biodiversidade de formigas, bem comoo efeito do tamanho da área, da temperatura e da pluviosidade sobre sua ocorrência. Para tanto, foram realizadas amostras mensais no período de outubro de 2008 a setembro de 2009. A coleta foi realizada utilizando-se iscas a base de sardinha e glicose, e coleta manual. Para verificar a suficiência amostral, foi avaliada a curva de acumulação de espécies observadas comparada com a estimada (Jacknife 1). A influência dos fatores ambientais sobre a ocorrência das espécies foi avaliada através de regressões lineares simples. No período foram registradas 1.056 ocorrências de formigas, distribuídas em 63 espécies. A diferença entre a riqueza observada (Sobs) e a estimada foi de 26,2%. A análise de regressão não apresentou resultado significativo para o tamanho total das áreas e a pluviosidade mensal, e significativo para a temperatura média mensal (p<0,01). A maior riqueza média foi registrada no verão. Conclui-se que as áreas verdes desempenham um papel importante na conservação da biodiversidade de formigas em áreas urbanas.

Biografía del autor/a

Cristiano Ilha, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Área de Ciências Exatas e Ambientais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais.

Biólogo, Mestre em Ciências Ambientais.

Renan Maestri, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Área de Ciências Exatas e Ambientais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais.

Biólogo, Mestre em Ciências Ambientais.

Junir Antonio Lutinski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Av. Senador Attílio Fontana, 591-E, Efapi, CEP: 89809-000, Caixa Postal: 1141, Chapecó, SC, Brasil.

Professor Doutor em Biodiversidade Animal. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.

Publicado

2018-12-10

Número

Sección

Artigos