CRESCIMENTO DE MUDAS DE Peltophorum dubium EM FUNÇÃO DO VOLUME DE SUBSTRATO E ADUBAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.24021/raac.v21i1.8169Palavras-chave:
Canafístula, Fertilizante de liberação lenta, Produção de mudas florestaisResumo
O tamanho e forma do recipiente, associado a utilização de fertilizantes de liberação lenta contribui para a melhoria da qualidade das mudas de espécies florestais, dessa forma o trabalho teve como objetivo avaliar a produção de mudas de canafístula (Peltophorum dubium) em tubetes de diferentes volumes com a adição de fertilizante de liberação lenta (FLL). O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado em esquema fatorial 3x2 com três volumes de tubetes (100, 175 e 280 cm³), e com duas doses de FLL (0 e 6 g L-1) com quatro repetições. O substrato utilizado foi o Carolina Soil e o FLL basacote 16-8-12-6M. Aos 30 dias após a semeadura foi feito desbaste deixando uma planta por recipiente e aos 160 dias a coleta de dados. As variáveis analisadas: altura de planta, diâmetro do caule, número de folhas por plantas, comprimento radicular, relação altura versus diâmetro do caule, massa fresca da parte aérea, da raiz e total, massa seca da parte aérea, da raiz e total, e o índice de qualidade de Dickson. Ocorreram interações significativas para a maioria das variáveis avaliadas no estudo: altura (H), diâmetro do coleto (DC), número de folhas (NF), massa fresca da parte aérea (MFPA), da raiz (MFR) e total (MFT), massa seca da parte área (MSPA), da raiz (MSR) e total (MST) e o índice de qualidade de Dickson (IQD). A MFPA e MSPA, MSR e MST apresentaram os maiores valores quando utilizado o tubete de 280 cm³ contendo o FLL no substrato, o mesmo resultado também foi observado para o IQD. As variáveis H, DC e IQD apresentaram os maiores valores quando as mudas estavam no volume de 280 cm³ de substrato contendo FLL, sendo os valores 21,62 cm, 5,09 mm e 0,64, respectivamente. Conclui-se que o maior volume de substrato em tubetes e a adição de fertilizante de liberação lenta proporcionam maior crescimento e desenvolvimento vegetativo de mudas de Peltophorum dubium.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Acta Ambiental Catarinense

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.












