OS NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS: o caso do Movimento ODS Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v30i52.5208

Palavras-chave:

novos movimentos sociais, identidade coletiva, desenvolvimento sustentável, ação coletiva, mudança cultural

Resumo

O presente estudo busca compreender a realidade constitutiva de uma ação coletiva voltada para construção do movimento pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Santa Catarina. A investigação se apoia no paradigma dos novos movimentos sociais e se propõe a analisar a composição e a identidade coletiva, descrever as ações e objetivos do movimento. É um estudo de caso, desenvolvido a partir da realização de observação participante e entrevistas semiestruturadas. O Movimento possui como identidade coletiva a ação voltada para o desenvolvimento sustentável, a partir da transformação cultural da sociedade. O alcance de atuação do movimento é considerado positivo, apesar de ainda ser um desafio atingir a plenitude de mudança cultural e do reforço à solidariedade, por meio do envolvimento de organizações e pessoas.

Biografia do Autor

Regina May de Farias

Especialização em Consultoria em Gestão Empresarial pela Faculdade Energia de Administração e Negócios (FEAN), Consultora do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICOM).

Maria Carolina Martinez Andion

Doutorado em Ciências Humanas Interdisciplinar pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professora associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Downloads

Publicado

2021-01-20