A educação jesuítica no Brasil e o seu legado para a educação da atualidade.

Autores/as

  • Wilson Ricardo Antoniassi Almeida UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v23i36/37.2540

Palabras clave:

memórias e mitos locais, prática política, acervos documentais municipais.

Resumen

Este trabalho propõe algumas reflexões acerca da colonização e da educação jesuítica no Brasil e a sua implicação para a educação da atualidade a partir do estudo de dois filmes que retratam este contexto histórico: Desmundo e Hans Staden, além de uma pesquisa bibliográfica. O diálogo entre as fontes imagéticas e a literatura científica funcionará como um dispositivo mútuo, onde elas se complementam, proporcionando subsídios para um embasamento teórico e crítico e permitindo a compreensão, análises e a visualização de situações desse período. As discussões aqui apresentadas compreendem o período de hegemonia dos jesuítas no ensino brasileiro, tendo início em 1549 com a Companhia de Jesus, até 1759 quando os padres jesuítas foram expulsos de Portugal e de suas colônias pelo Marquês de Pombal. Diante de uma breve apresentação da educação jesuítica no Brasil, apresentamos alguns fatores que influenciaram e resquícios que ainda preponderam na sociedade e na educação da atualidade. 

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Biografía del autor/a

Wilson Ricardo Antoniassi Almeida, UFSCar

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011), possui Especialização em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas – SP (2011), Especialização em Sustentabilidade Ambiental pela Universidade Estadual Paulista (2008), graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (2006) e graduação em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário de Jales-SP (1997). Membro do GRUPISTED – Grupo de Pesquisa de Instituições Educacionais e membro do HISTEDBR/UFSCar – Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil, da Universidade Federal de São Carlos.

Publicado

2016-01-04

Número

Sección

Dossiê Temática Livre