Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Pedagógica?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Revista Pedagógica tem como objetivo publicar trabalhos inéditos nos formatos de Artigos (Dossiê ou demanda contínua), Entrevistas, Fórum Permanente sobre Educação Básica, Caminhos Abertos, Textos Audiovisuais e Resenhas.

Aceitará contribuições com no máximo 03 autores, sendo que, no mínimo um dos autores possua o título de doutor.

A pertinência para publicação será avaliada pelo Conselho Editorial, no que diz respeito à adequação ao perfil e à linha editorial da revista, e por parecerista ad hoc, no que diz respeito ao conteúdo e qualidade das contribuições, as quais deverão seguir as orientações abaixo especificadas. Cabe destacar que, como parte do processo de submissão, os originais devem ser encaminhados exclusivamente pelo site da revista.

1º Passo

Cadastro no site da revista.

2º Passo

O autor deverá submeter dois documentos separados, o texto do artigo (sem as propriedades de autoria, empresa) e um documento suplementar de acordo com as seguintes instruções:

a)  No início do texto do artigo somente deverá constar os títulos do artigo (português, inglês e espanhol), resumos e palavras-chaves nos três idiomas, sem identificação do(s) autor(es). Deve-se evitar qualquer identificação direta ou indiretamente ao longo do texto;

b) No documento suplementar, deverão ser apresentados o título do trabalho e o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), formação acadêmica, instituição(ões) a que está(ão) afiliado(s), cargo(s) que ocupa(m), endereço completo para correspondência e e-mail;Quando o trabalho for escrito por vários autores é preciso ordená-los de acordo com a contribuição de cada um; com o autor principal em primeiro lugar. Caso seja adotado outro procedimento, os autores deverão explicitar a razão.

c) Informar se o texto foi apresentado ou publicado anteriormente em anais de congresso;

Pede-se aos autores que verifiquem a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1.        ARTIGOS (Dossiê ou demanda contínua)

As contribuições em formato de artigo poderão ser apresentadas para o Dossiê Temático ou como demanda contínua. Em ambos os casos, as contribuições deverão observar as seguintes orientações:

1.1.  Ser inédito;

1.2Além do título, os artigos deverão conter resumo (em português, espanhol e inglês), contendo no máximo 1.000 caracteres com espaço, e por uma lista de até 5 palavras-chave (em português, espanhol e inglês), separadas por ponto;

 

1.3. O texto deverá ter a extensão mínima de 15 e máxima de 25 páginas, incluindo as referências bibliográficas e notas. A página deverá ser em formato A4 com margem superior de 2,5 cm, inferior de 2,5 cm, esquerda 2,5 cm e direita 2,5 cm. O texto completo do artigo, sem indicação de autoria, deverá ser escrito em Times New Roman 12 pt e com espaçamento 1,5, podendo ser escrito em português ou espanhol,  em programas formato Word, BrOffice ou RTF for Windows ou softwares compatíveis;

1.4. Todos os dados de identificação dos autores deverão ser digitados diretamente nos campos apropriados da página de cadastramento do artigo e do/a(s) autor/a(s) no sistema, incluindo nome completo do/a autor/a ou autores e e-mail para contato com os leitores, com uma breve descrição do currículo (no máximo três linhas) e filiação institucional. Esses dados não devem constar do arquivo Word (ou compatível) enviado pelo portal;

1.5. Alguns itens a serem observados na digitação dos textos: aspas duplas somente para citações diretas no corpo de texto; itálico para palavras com emprego não convencional e para palavras estrangeiras, neologismos e títulos de obras e publicações;

1.6. As citações no interior do texto deverão obedecer à forma (Sobrenome do Autor, ano) ou (Sobrenome do Autor, ano, p. xx). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data (Sobrenome do Autor, ano a). Quando houver dois autores (Sobrenome do Autor; Sobrenome do Autor, ano); três ou mais autores (Sobrenome do Autor et al. ano). Não utilizar op. cit. e evitar o uso de apud, preferindo in;

1.7. As citações a partir de quatro linhas devem ser em tamanho 11 pt, espaço simples, com recuo à direita de 4 cm. As referências devem constar no corpo do texto, entre parênteses, como no exemplo acima;

1.8. As notas deverão estar no corpo do texto;

1.9. Gráficos, quadros e mapas devem ser encaminhados no interior do texto, numerados e titulados corretamente, com a devida referência (se reproduzidos de outra fonte). Também deverão ser enviados em arquivos compactados em formato zip ou rar, de modo a permitir reprodução direta;

 1.10. As referências bibliográficas deverão conter exclusivamente os autores e os textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, sendo ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor, em 12 pt e obedecendo  a NBR-6023/2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Quando for o caso, sempre indicar o nome do tradutor após o título do livro ou artigo. Abaixo, alguns exemplos de como proceder:

1.10.1 Livros:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

1.10.2 Capítulos de livros:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Livro. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Páginas inicial e final.

1.10.3 Periódicos:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do Artigo: subtítulo. Título do Periódico, Local de publicação, Instituição, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano de publicação.

1.10.4 Teses e dissertações:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título: subtítulo. Ano. Número de folhas. Dissertação ou Tese (Mestrado em ou Doutorado em) – Nome do Programa, Nome da Universidade, Local, Ano.

1.10.5 Documento eletrônico:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviaturas. Título. Edição. Local: ano. N° de pág. ou vol. (série) (se houver) Disponível em:. Acesso em: dia mês (abreviado), ano.

1.10.6. Artigos de publicações referentes a eventos:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviaturas. Título: subtítulo. In: Nome do evento, ano. Cidade/ Estado. Anais... cidade/Estado: entidade promotora/Universidade, ano.

 

2.ENTREVISTAS

A Revista poderá publicar entrevistas realizadas com pesquisadores, teóricos e indivíduos que possam contribuir para discussões sobre temáticas relacionadas à área de seu enfoque temático, com preferência para o tema proposto pelo Dossiê. As contribuições deverão conter na seguinte ordem: 1. título da entrevista (português ou espanhol) e em inglês; 2. data e local da entrevista; 3. identificação do entrevistado, com breve referência de informações biográficas e trajetória profissional; 4. identificação do(s) autor(es), com respectiva (titulação e instituição). O texto deverá concentrar-se entre 30.000 e 60.000 caracteres com espaço, assim como obedecer às especificações gerais de formatação observadas no item “1” (Artigos).

3.FÓRUM PERMANENTE SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA

A seção destina-se a publicar artigos produzidos em diálogo com os principais temas e problemas da educação básica brasileira. O texto deverá concentrar-se entre 30.000 e 60.000 caracteres com espaço, assim como obedecer às especificações gerais de formatação observadas no item “1” (Artigos).

4.  CAMINHOS ABERTOS

O objetivo desta sessão, primordialmente, consiste em promover diálogo e conexão entre a pós-graduação e a formação inicial. Com este intuito, são avaliados artigos oriundos de trabalhos de conclusão de curso (TCC's) e de iniciação científica; de relatórios de estágio e de monitoria finalizados e devidamente adequados aos critérios gerais da produção científica. Além destes, também poderão ser submetidos à avaliação artigos produzidos a partir de outros trabalhos científicos: relatórios de extensão, de intercâmbios nacionais e internacionais, de processos de formação continuada entre outros. O texto deverá concentrar-se entre 30.000 e 60.000 caracteres com espaço, assim como obedecer às especificações gerais de formatação observadas no item “1” (Artigos). Cabe, no entanto, observar que os artigos submetidos à seção Caminhos Abertos também são submetidos à avaliação e parecer. Assim, são devolvidos aos autores os artigos que: 1) configuram-se apenas como relatos de experiência; 2) configuram-se unicamente como revisão bibliográfica; 3) configuram-se notadamente como simples recorte de um trabalho de conclusão de curso ou relatório, sem a devida adaptação; 4) apresentam-se sob a forma de projeto ou meramente de relatório de pesquisa; 5) não apresentam uma análise suficientemente adequada da temática que se propõe a discutir; 6) não centram sua problemática, nem de forma indireta, no campo da Educação; 7) possuem excessivos erros de redação bem como de estruturação do texto, a ponto de dificultar a compreensão das partes ou mesmo do todo; 8) são meramente descritivos e não apresentam uma análise da problemática abordada; 9) não possuem a forma de artigo científico usualmente praticada nos periódicos de Educação; 10) não cumprem as normas da Revista Pedagógica para submissão dos artigos observadas no item “1” (Artigos); 11) não apresentam elementos empíricos ou argumentações suficientemente desenvolvidas que fundamentem as conclusões. Tais trabalhos serão devolvidos aos autores com a sugestão de que sejam reformulados, para efeito de nova submissão e avaliação pela Revista Pedagógica, noutra oportunidade. Os trabalhos que não se enquadram em nenhuma das características acima serão considerados aptos à análise por pares quanto ao mérito (conteúdo e qualidade das contribuições).

 

5.TEXTOS AUDIOVISUAIS

O objetivo desta seção consiste em veicular de modo on-line as diversas linguagens audiovisuais (TIC´s). Também procura com isso, incrementar o debate sobre as diversas problemáticas estabelecidas no espectro das relações entre Mídia e Educação.

 

6. RESENHA

As resenhas destinam-se à descrição, ao exame e ao julgamento de obra recente (não mais que 2 anos depois do lançamento da última edição) relacionada à área temática da Revista. Deverão ser elaboradas de modo impessoal, contendo posicionamento de ordem técnica diante do objeto de análise, seguidos de um resumo do conteúdo e possível demonstração de sua importância. Essas contribuições deverão obedecer às mesmas especificações/ orientações para os artigos e situar-se entre 6.000 a 10.000 caracteres com espaço. Os textos deverão conter a referência bibliográfica no inicio e, em folha precedida ao texto; se for o caso, título no idioma original da resenha (português ou espanhol) e em inglês, nome e dados profissionais (instituição e titulação), bem como endereço eletrônico (e-mail);

 

 
7. SEÇÃO PENSAMENTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO: BIOGRAFIAS E AUTOBIOGRAFIAS

Esta seção tem como objetivo, refletir sobre o pensamento pedagógico dos intelectuais brasileiros à luz de suas biografias e autobiografias. A ideia é manter viva as memórias dos legados e contributos destes intelectuais para a educação brasileira, latino-americanas e mundial. Trata-se de dar visibilidade às histórias de vida, delimitadas, em especial, para as suas trajetórias de estudos e pesquisas. Urge destacar, que  a revista, considerará relevante as biografias e autobiografias póstumas, assim como, dos intelectuais vivos. Vale lembrar também que esta seção não terá demanda contínua, podendo, ser publicada sazonalmente.


8. ÉTICA NA PESQUISA E INTEGRIDADE NA ATIVIDADE CIENTÍFICA:


A Revista Pedagógica da Unochapecó, ISSN 1984-1566 (on line), no que tange questão da ética na pesquisa com seres humanos, tem como princípio publicar, nas diversas seções, textos, ensaios e artigos, conteúdos de caráter emancipatórios e portadores de princípios de resgate e garantia dos direitos humanos. Isso vale para todo o projeto da revista, a saber: capa, editorial, projeto gráfico, textos e artigos. Neste sentido, a Revista Pedagógica está atenta a programas anti-plágio e auto-plágio (utilizando para essa tarefa o software CopySpider) por entender que a prevenção desses fatos é responsabilidade dos editores e, além disso, tem como premissas, no ponto de vista ético, publicar textos e artigos, que possuam comprovada relevância social e acadêmica, visando o avanço das pesquisas na área da Educação.

A Revista Pedagógica, também está sempre atenta à necessidade de conduta moral na execução e publicação de pesquisas científicas, por isso, tem como parâmetro as diretrizes básicas propostas pela Comissão de Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (disponíveis em: www.cnpq.br/web/guest/diretrizes).

Os critérios éticos da pesquisa devem ser respeitados conforme os termos da Resolução 466/12 do Conselho Nacional da Saúde, quando envolver experimentos com seres humanos. Nestes casos, os autores devem encaminhar comoDocumento Suplementaro parecer de Comitê de Ética reconhecido, ou declaração de que os procedimentos empregados na pesquisa estão de acordo com os princípios éticos que orientam a resolução supracitada.


Observação: Essas diversas seções não serão publicadas, necessariamente, em todas as edições. A única exceção é a seção artigos de demanda contínua, que terá caráter permanente na revista.

 

Prof. Dr. Ivo Dickmann

Prof. Dr. Elcio Cecchetti

Editores da Revista Pedagógica

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em programas formato Word, BrOffice ou RTF for Windows ou softwares compatíveis;
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  5. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.

Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.