Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

SEÇÕES

A Revista Pedagógica encontra-se organizada em três seções: 

1. Artigos em demanda contínua: nela são publicados trabalhos de natureza teórica, revisões críticas, integrativas ou de resultados de pesquisa empírica na área educacional.

2. Resenhas: texto de análise crítica de obras relevantes para a área educacional que tenham sido publicadas no máximo há dois anos.

3. Dossiê: artigos que atendem a uma chamada específica, coordenada por organizadores previamente selecionados ou por meio de chamada realizada pelos editores.


CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

1. O trabalho submetido precisa ser original e inédito e não estar em avaliação em outra revista. Essa condição será verificada por meio do Sistema de Verificação de Similaridade da Cross Ref - Similarity-Check.

2. O trabalho precisa estar adequado ao foco e ao escopo da revista, de acordo com o que consta no menu “Sobre”.

3. O trabalho deve conter citação de pelo menos um artigo publicado na Revista Pedagógica como forma de valorizar os seus autores.

4. A revista aceita trabalhos com as contribuições de até quatro autores, sendo que, no mínimo um, possua o título de doutor. Essa condição será verificada nos dados dos autores que é preenchido no metadados da Revista.

5. Os trabalhos (artigo ou resenha) precisam estar em consonância com os templates e as normas contidas no seu interior:

Link Template Artigos: (Clique em "Arquivo" - "Salvar como" - Fazer cópia em Formato Word)

Link Template Resenha: (Clique em "Arquivo" - "Salvar como" - Fazer cópia em Formato Word)

Link Template Folha de Rosto: (Clique em "Arquivo" - "Salvar como" - Fazer cópia em Formato Word)

6. Os autores precisam seguir as instruções quanto aos cuidados para evitar a identificação de autoria visando garantir a avaliação pelos pares às cegas.

7. Em caso de pesquisas envolvendo seres humanos é necessário enviar uma cópia de carta de aprovação do Comitê de Ética no momento da submissão do artigo. Em caso de aprovação, no corpo do artigo deverá ser informado o número de aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética.

ACESSIBILIDADE DOS ARTIGOS

Para atender à acessibilidade ao conhecimento e à informação, a Revista Pedagógica está iniciando um conjunto de ações nessa direção (mudança de template, fonte acessível para leitores digitais, inserção de links em PDF etc.). O objetivo é paulatinamente inserir diversas formas de acessibilidade em nossas publicações, de forma a atender às orientações contidas na Lei Brasileira de Inclusão (LBI), Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015 e no Manual de Acessibilidade em Documentos Digitais. Recomendações:

  1. Priorize o uso de parágrafos mais curtos, de modo a facilitar a compreensão durante a leitura.
  2. Evite o uso da fonte em itálico, pois são mais difíceis de ler, especialmente pelos softwares ledores de textos digitais.
  3. Incorpore hiperlinks nos próprios termos referenciados, evitando expressões como clique aqui, saiba mais, acesse o site, entre outras.
  4. Evite o uso de descrições e/ou informações baseadas apenas na cor, tamanho ou formatação para transmitir informações diferentes, pois os softwares ledores de textos não identificam tais diferenciações.
  5. Evite tabelas e quadros com mais de cinco colunas e dez linhas, assim como o produza em formato de texto (no próprio editor de texto) e não de imagem.
  6. Evite legendas com símbolos e abreviações.
  7. Verifique o contraste de gráficos por meio da ferramenta Color Contrast Analyzer, tanto para garantir o contraste para pessoas com baixa visão quanto para impressão.
  8. Use cores acessíveis às pessoas daltônicas e evite utilizar a cor vermelha, especialmente quando combinada com a cor verde.
  9. Coloque nas imagens textos alternativos para descrevê-las, pois em breve iniciaremos o processo de inserção da descrição das imagens utilizadas quando da publicação do arquivo final do artigo.

CONTRIBUIÇÕES DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA)

A Equipe Editorial da Revista Pedagógica não reconhece a IA como autoria dos artigos e/ou resenhas submetidos. Contudo, entendemos que a mesma pode contribuir com etapas específicas do processo de pesquisa. Dessa forma, todo e qualquer uso de IA durante os processos de criação e elaboração do manuscrito deve ser descrito pelo(s) autor(es), em um documento de Declaração de Autoria e Originalidade, anexado durante o processo de submissão; no quais deverão se responsabilizarem pela veracidade do conteúdo da publicação e da sua relação com o uso de IA, informando:

  • Concepção: descrever como foi o processo de utilização de IA durante a conceitualização do estudo.
  • Delineamento metodológico: se houve utilização de IA no processo.
  • Dados: se houve utilização de IA durante a coleta e/ou interpretação dos dados.
  • Elaboração do manuscrito: descrever em qual etapa (redação, revisão, tradução etc.) e como foi o uso da IA.
  • Tipo de IA: descrever qual o tipo de IA usada e o motivo do uso.

FLUXO EDITORIAL

O processo de submissão de artigos à Revista Pedagógica obedece ao seguinte fluxo:

1 Cadastro no sistema

- O cadastro no sistema da Revista é necessário para submissão e posterior acesso – que é feito por meio de login e senha – para acompanhamento do processo editorial em curso.

- É obrigatório, no ato de cadastramento, que conste no metadados da Revista: 

a) Cadastro de todos os autores, de acordo com a ordem de autoria que deverá constar na publicação do artigo. É importante que os autores definam com clareza, por ocasião da submissão, a ordem de autoria incluída no trabalho, de acordo com o que estabelece o documento “Ética e integridade na prática científica” do CNPq, itens 17 e 20.

b) A inserção do número do ORCID, que é obtido por meio de registro no site.

c) O resumo da biografia de cada autor:  Titulação. Vínculo Institucional. Grupo de Pesquisa. E-mail.

2 Submissão

- Os trabalhos devem ser encaminhados exclusivamente pelo site da revista.

- Antes do envio, acesse o template de checklist e confira se cumpriu com todas as etapas.

- No ato de submissão o trabalho deve estar em consonância com todas as normas de submissão.

- A revisão dos textos é de responsabilidade dos autores dos artigos. Assim, se o trabalho for aprovado para publicação, juntamente com o envio da última versão deverá ser encaminhada declaração de um profissional revisor de textos que assume a responsabilidade pela correção do trabalho.

3 Avaliação preliminar

É realizada pelos editores que analisam se o trabalho submetido atende os aspectos descritos no menu “Condições de submissão”. Em caso negativo, o mesmo será devolvido para ajustes e nova submissão. Os que atenderem às condições serão encaminhados para a avaliação do Comitê Científico.

4 Avaliação do Comitê Científico (avaliação duplo cego - double blind review)

- O arquivo do trabalho é encaminhado a, no mínimo, dois pareceristas membros do Conselho Editorial ou convidados ad hoc.

- Para a seleção dos pareceristas são consideradas as classificações da tabela de áreas do CNPq e o conjunto de informações acessíveis na plataforma LATTES. A indicação pode ocorrer por meio de busca no banco de avaliadores cadastrados na revista ou em outros buscadores de avaliadores.

- Os trabalhos serão avaliados conforme os seguintes critérios: relevância e contribuição à área da educação; consistência argumentativa e rigor da abordagem teórico-metodológica; qualidade geral do texto; deficiências observadas.

- Os pareceristas tem quatro opções de decisão: 

a) Publicar o artigo da forma como foi apresentado.

b) Publicar o artigo após cumpridas pequenas revisões.

c) Publicar o artigo após revisão substancia.

d) Rejeitar a publicação do artigo. 

- A decisão é justificada por parecer descritivo e havendo decisões divergentes, o trabalho será enviado a um terceiro avaliador.

- Quando solicitadas revisões o trabalho é devolvido ao autor para que sejam atendidos os aspectos apontados nos pareceres. A nova versão deverá ser acompanhada de declaração de um profissional revisor do texto na íntegra e dos resumos nos diferentes idiomas, que assume a responsabilidade pela correção do trabalho. Se aprovado, o trabalho passa à fase final – edição e editoração.


CONDUTAS ÉTICAS

A Revista Pedagógica preza pelo cumprimento das normas éticas tanto no processo de avaliação dos trabalhos a ela submetidos quanto no teor dos artigos publicados. Por isso tem como parâmetros e recomenda aos autores atenção quanto aos seguintes documentos:

1. As Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

2. Os Protocolos da Plataforma Brasil por meio do(s) Comitês de Ética em Pesquisa, regulados pela Resolução CNS 466/2012.

3. A Resolução do Conselho Nacional de Saúde n° 510, de 7 de abril de 2016 – dispõe sobre normas aplicáveis às pesquisas em Ciências Humanas e Sociais.

4. O documento Ética na Pesquisa em Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.

5. Os princípios de conduta de editores de periódicos estabelecidos no Code of Conduct for Journal Editors, do Committee on Publication Ethics (COPE). 

Quanto ao controle de plágio e autoplágio a Revista utiliza o Sistema de Verificação de Similaridade da Cross Ref - Similarity-Check, conforme descrito no menu “Condições para submissão”.

DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE PELO CONTEÚDO

O conteúdo dos artigos submetidos é de integral e exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente as ideias, opiniões e/ou conceitos dos editores da revista. A veracidade das informações, autoria (lista e ordem), a exatidão, adequação, procedência e validade das citações também são de responsabilidade integral e exclusiva dos autores. Os autores ficam cientes ainda de que responderão civil e criminalmente por qualquer reclamação quanto ao conteúdo e desrespeito às políticas de privacidade e publicação, bem como na hipótese de ocorrência de plágio. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.