CHAMADA ABERTA DE PROPOSTA DE DOSSIÊ TEMÁTICO PARA A REVISTA PEDAGÓGICA - ANOS 2022 E 2023

2021-10-04

1. DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1 Esta chamada contempla dois (2) números que serão publicados em 2022 e 2023.
1.2 As propostas de dossiês temáticos passarão por processo seletivo organizado e coordenado pelo Comitê Editorial do periódico, e será enviada Carta de Aceite às propostas selecionadas.
1.3 As propostas de dossiês temáticos devem ser enviadas ao e-mail revistapedagogica@unochapeco.edu.br, identificando no campo assunto “Proposta de dossiê temático”.
1.4 Os dossiês temáticos aprovados para publicação terão chamadas abertas e os artigos deverão ser submetidos individualmente por seus autores, para serem avaliados por pares às cegas e percorrer todos os trâmites de publicação da revista.
1.5 Serão aceitas propostas de dossiês temáticos, com artigos escritos em português e espanhol.
1.6 Serão contempladas as propostas de dossiês temáticos que melhor se adequem aos interesses editoriais da revista.
1.7 O Comitê Editorial da revista tem autonomia para seleção das propostas, devendo divulgar a lista de classificados em seu portal eletrônico.
2. REQUISITOS
2.1 O(s) proponente(s)-organizador(es) deve(m) ser professor(es) e/ou pesquisador(es) em instituição de ensino superior, que esteja(m) vinculado(s) a algum programa de pós-graduação na área da Educação ou em áreas afins.
2.2 O(s) links do(s) currículo(s) Lattes/CNPq do(s) proponente(s) deve(m) ser também encaminhado(s) na ocasião da avaliação das propostas.
2.3 No momento da submissão o(s) organizador(es) deverá(ão) apresentar o resumo do Dossiê Temático com até 500 palavras, contendo apresentação, objetivos e possíveis linhas temáticas.
2.4 As propostas de artigos submetidos aos dossiês temáticos deverão ser constituídas por até quatro autores, sendo necessariamente um com o título de doutor.

2.5 O(s) proponente(s)-organizador(es) figurará(ão) na publicação como organizador(es), cabendo-lhe(s) a apresentação do referido número temático e poderá(ão) ser autor(es) ou coautor(es) de não mais que um artigo no conjunto da proposta.
2.6 O prazo de submissão dos artigos para os dossiês temáticos será de março a junho de 2022 e março a junho de 2023, respectivamente. Os artigos deverão ser submetidos pelo sistema da Revista Pedagógica pelos próprios autores.
2.7 Os textos devem ser formatados segundo as normas da revista e atender a todos os requisitos que constam no site: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/about/submissions
2.8 Os artigos serão avaliados por pareceristas convidados. Artigos recusados quanto à forma ou quanto ao mérito não serão publicados.
2.9 Ao submeter o artigo e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, à Revista Pedagógica os direitos de primeira publicação e a permissão para que a revista redistribua o artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
2.10 O mérito, as concepções, ideias, opiniões e posições de qualquer ordem contidas nos artigos são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
2.11 Enquanto tramitar na Revisa Pedagógica, o artigo não poderá ser encaminhado a nenhuma outra revista.
3. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DAS PROPOSTAS
Para a seleção das propostas serão observados os seguintes critérios:
3.1. Serão priorizadas propostas que contemplem organizadores vinculados a grupos e/ou redes de pesquisa de diferentes instituições.
3.2 A proposta deverá ser de relevante contribuição para as áreas de interesse da Revista Pedagógica, destacando-se na seleção aquelas que tiverem originalidade temática.
3.3 As propostas devem estar de acordo com o foco e escopo da Revista Pedagógica, que podem ser consultados na página do periódico https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/about . As propostas que não atenderem aos critérios estabelecidos serão desconsideradas.
4. DAS RESPONSABILIDADES DO(S) PROPONENTE(S)
4.1 Comprometer-se com a divulgação do dossiê temático.
4.2 Sugerir ao comitê editorial, profissionais que possam atuar como pareceristas dos artigos submetidos.
4.3 Manter contato com os editores da revista, garantindo que a elaboração da edição seja realizada em conformidade com o cronograma e os compromissos pré-estabelecidos.
4.4 Após a publicação dos artigos, elaborar a apresentação do dossiê temático.
5. CALENDÁRIO
5.1. Submissão de propostas: até 01 de fevereiro de 2022.
5.2. Avaliação das propostas aprovadas e envio da carta de aceite aos organizadores: até 15 de fevereiro de 2022.
5.3 Divulgação dos dossiês temáticos selecionados: até 28 de fevereiro de 2022.

5.4 Período de submissão dos artigos à revista: março a junho de 2022 e março a junho de 2023, de acordo com a ordem proposta para a publicação dos dossiês temáticos.
5.5 Data da publicação dos dossiês temáticos: até dezembro de 2022 e dezembro de 2023, respectivamente.
6. DISPOSIÇÕES FINAIS
4.1. Caberá aos editores da Revista Pedagógica decidir sobre questões não previstas nesta chamada.
4.2 Informações e esclarecimentos sobre a chamada poderão ser obtidos junto à editoria da revista pelo e-mail revistapedagogica@unochapeco.edu.br

Link do arquivo em pdf: https://drive.google.com/file/d/1udziSowhryveoqRuco8DT7UIblNB1zvK/view?usp=sharing  

Chapecó, 04 de outubro de 2021.
Marilandi Maria Mascarello Vieira
Editora-Chefe da Revista Pedagógica