Poder Inductor do IDEB sobre as políticas Educacionais do Município de Curitiba

Autores

  • Douglas Danilo Dittrich Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v12i25.1216

Palavras-chave:

gerente de nível intermediário, implementação da estratégia, estudo de caso

Resumo

O trabalho aqui sistematizado é parte dos resultados apresentados na dissertação do autor defendida em agosto de 2010. Neste trabalho encontram-se sistematizados três flagrantes da política educacional do município de Curitiba com potencial de gerar melhoria no IDEB dos anos iniciais do Ensino Fundamental, expressando o poder indutor do IDEB na geração de políticas educacionais. Os flagrantes revelam um processo de redefinição curricular sustentado nos descritores da Prova Brasil e da Provinha Brasil, e políticas de qualificação dos professores e professoras em serviço, as quais passaram a ser balizadas pelo objetivo de melhorar o IDEB do município para as séries iniciais do Ensino Fundamental.

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Como Citar

DITTRICH, D. D. Poder Inductor do IDEB sobre as políticas Educacionais do Município de Curitiba. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 35–57, 2013. DOI: 10.22196/rp.v12i25.1216. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1216. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Apresentação do Dossiê