Outro olhar no sistema de avaliação: análise de questionário e outros dados sobre infra-estrutura educacional

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v12i25.1217

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir os questionários de contexto presentes no SAEB (2005), Prova Brasil (2007), bem como as questões do Censo Escolar que se referem a infraestrutura escolar e a equipamentos e materiais pedagógicos. Além disso, busca-se comparar estes questionários com o Parecer (ainda não homologado) do Conselho Nacional de Educação referente ao Custo Aluno Qualidade Inicial, o qual traz parâmetros do que seriam as condições mínimas para o funcionamento das escolas. Essa análise centra-se na ideia de que pode se utilizar a gama de dados que vem sendo produzido por meio dos sistemas de avaliação com a finalidade de melhorar as condições das escolas. Busca-se discutir as questões de infraestrutura e materiais pedagógicos, haja vista que as escolas brasileiras não alcançaram uma igualdade nem nesse sentido e em sua maioria não possuem condições mínimas de qualidade.

Downloads

Como Citar

Outro olhar no sistema de avaliação: análise de questionário e outros dados sobre infra-estrutura educacional. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 59–83, 2013. DOI: 10.22196/rp.v12i25.1217. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1217. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Apresentação do Dossiê