As fontes filosóficas da problemática educacional: implicações para a formação e a emancipação humana

Autores

  • Luciana Pedrosa Marcassa Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v12i25.1220

Resumo

O objetivo deste texto é abordar as concepções de formação humana existentes ao longo da história da humanidade de modo a apresentar, em linhas gerais, como as principais correntes filosóficas explicam como ocorre o processo de humanização do homem. Entre as fontes apresentadas, entende-se que a filosofia da práxis é aquela que melhor responde à problemática educacional atual, na medida em que explica como o homem aprende, educa e produz conhecimento a partir do trabalho como atividade fundante do ser social.

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Como Citar

MARCASSA, L. P. As fontes filosóficas da problemática educacional: implicações para a formação e a emancipação humana. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 127–155, 2013. DOI: 10.22196/rp.v12i25.1220. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1220. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS