Luto na escola: um cuidado necessário

Autores

  • Patrícia Regina Moreira Marques Unochapecó
  • Zeila de Brito Fabri Demartini

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v13i26.1265

Resumo

Este artigo trata de uma investigação sobre a presença e o processo do luto por morte nas escolas e, também, como professores, coordenadores e diretores podem apoiar estudantes enlutados. Um significativo índice de mortes de estudantes demonstra que o processo experimentado por estudantes enlutados é realidade presente nas escolas. Por sua relevância, entende-se ser fundamental que o tema seja considerado na educação escolar. Para a realização da pesquisa empírica, a investigação teve como campo duas escolas públicas da Grande São Paulo e 23 sujeitos, entre os quais professores, coordenador e diretores. Dentre estes, dez profissionais participaram espontaneamente da entrevista de aprofundamento. Por meio da análise de conteúdo dos relatos obtidos, foram construídas três categorias: significado em perder uma pessoa por morte; facilidades e/ou dificuldades em lidar com as questões de luto/morte na escola; papel de gestores e educadores frente às manifestações de luto entre estudantes na escola. Nesse artigo, abordaremos facilidades e/ou dificuldades em lidar com as questões de luto/morte na escola. As análises construídas a partir dos temas revelaram que alguns profissionais que vivenciam ou vivenciaram a dor pela perda por morte têm dificuldades em lidar com o tema na escola por não saberem lidar com essa situação. Outra questão considerada é a falta de apoio da escola e a falta de preparo dos profissionais ao lidar com o luto na escola. Os relatos apresentam a morte interdita de jovens como uma realidade presente nas escolas e ocupando cada vez mais espaço. 

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Como Citar

MARQUES, P. R. M.; DEMARTINI, Z. de B. F. Luto na escola: um cuidado necessário. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 43–58, 2013. DOI: 10.22196/rp.v13i26.1265. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1265. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS