Formação de professores, uso de tecnologias digitais de informação e comunicação e escola inclusiva: possibilidades de construção de uma abordagem de formação construcionista, contextualizada e significativa
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v13i26.1272Palavras-chave:
Simmel, Plessner, Luhmann, philosophy of the boundary, sociological systems theory, sociology of interactionResumo
O artigo apresenta uma investigação que aborda a formação inicial de professores que já atuam na educação básica/ciclo I. O universo de pesquisa é a disciplina “Eixo Articulador: Educação Inclusiva e Especial” do Curso de Licenciatura em Pedagogia Semi-Presencial proposto pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) em parceria com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). A referida disciplina propõe o desenvolvimento de planos de ensino mediados pelo uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em um processo de ensino e aprendizagem que tenha Estudantes Público-Alvo da Educação Especial (EPAEE) incluídos no ambiente escolar. O objetivo é analisar o processo de formação de professores voltado ao ensino dos fundamentos da Educação Inclusiva em uma perspectiva de reforma curricular para trabalhar com projetos usando TDIC em uma abordagem denominada Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS). A natureza metodológica é qualitativa do tipo intervenção, cujos sujeitos da formação semipresencial são professores em exercício e discentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Univesp/Unesp. O levantamento de dados sinaliza sobre a importância de uma formação contextualizada, que atribua significados aos referenciais teóricos e práticos articulados ao dia a dia do professor, e a análise dos resultados poderá caracterizar as contribuições efetivas da proposta de elaboração de planos de ensino inclusivos associados a uma abordagem pedagógica que tem como parâmetro o trabalho com projetos.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.