O Ensino Fundamental de nove anos no Brasil: uma análise da produção discente (2006-2010) / Basic education of nine years in Bra zil: an anal ysis of student production (2006-2010)

Autores

  • Gisela Maria Silveira Colombi Unochapecó
  • Diana Carvalho de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v14i28.1372

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo analisar a produção discente disponível no portal CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) sobre a política de ampliação do Ensino Fundamental de nove anos no Brasil, no período de 2006 a 2010, por meio de trinta dissertações de mestrado defendidas na área da Educação. As questões de pesquisa que orientaram a investigação foram as seguintes: como vem se delineando a produção discente sobre o Ensino Fundamental de nove anos? Quais metodologias e procedimentos metodológicos são utilizados nas produções? Quais questões teóricas embasam as pesquisas investigadas? Como estão contemplados os temas criança, infância e escola na produção analisada? Pode-se constatar que 90% da produção concentra-se nas regiões Sul e Sudeste e mais de 60% das dissertações tratou do ciclo inicial de alfabetização, enfocando especialmente o primeiro ano do ensino fundamental de nove anos. Os procedimentos metodológicos predominantes nas pesquisas foram observação participante, realização de entrevistas com professores e técnicos das secretarias de educação e pesquisa documental. As matrizes teóricas que fundamentaram as dissertações foram os estudos da sociologia da infância de base fenomenológica, os Estudos Culturaisde base foucaultiana e os estudos da perspectiva histórico-cultural em ciências humanas. Constata-se que a ideia de infância como um fenômeno  social, histórico ecultural está presente na grande maioria dos trabalhos, uma formulação geral que se tornou hegemônica no discurso acadêmico nas últimas décadas, mas que abarca diferentesconceituações. No entanto, as dissertações analisadas evidenciam uma distância entre o discurso acadêmico e a prática escolar, o que também acontece com relação às ideias de criança, infância, escola e brincar.

Downloads

Como Citar

COLOMBI, G. M. S.; CARVALHO, D. C. de. O Ensino Fundamental de nove anos no Brasil: uma análise da produção discente (2006-2010) / Basic education of nine years in Bra zil: an anal ysis of student production (2006-2010). Revista Pedagógica, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 377–406, 2013. DOI: 10.22196/rp.v14i28.1372. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1372. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS