Diálogos com crianças sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental / Conversations with children about the transition from preschool education to primary school
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v14i28.1379Palavras-chave:
Administração, Análise bibliométrica, Coautoria, Colaboração científica, Tipos de autoriaResumo
A criança é produtora de conhecimento e, entre pares, aloca- se em um mundo naturalmente seu adquirindo maior segurança e propriedade de manifestação. Percebe-se esta criança como sujeito da prática educativa, ou seja, é dotada de um potencial particular que vem sendo entendido, ao longo dos anos, deixando de ser vista como o “adulto em miniatura”. Sob este viés, a criança ganha espaço e passa a ter voz ativa. E entre as conversas com umgrupo focal, composto por seis crianças de três escolas diferentes, buscouse, nas peculiaridades das Culturas Infantis, compreender a transição da educação infantil para o ensino fundamental. A partir daí as crianças revelaram-se comprometidas com a nova postura escolar, embora nos momentos de maior mobilidade, expressão e brincadeira é que realmente mostraram satisfação. Tais revelações remetem a mudanças de paradigma que não cabem apenasà escola, mas a todos aqueles que estão envolvidos com a criança, pois é um compromisso social.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.