Diálogos com crianças sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental / Conversations with children about the transition from preschool education to primary school

Autores

  • Jéssica Schmidt Nunes

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v14i28.1379

Palavras-chave:

Administração, Análise bibliométrica, Coautoria, Colaboração científica, Tipos de autoria

Resumo

A criança é produtora de conhecimento e, entre pares, aloca- se em um mundo naturalmente seu adquirindo maior segurança e propriedade de manifestação. Percebe-se esta criança como sujeito da prática educativa, ou seja, é dotada de um potencial particular que vem sendo entendido, ao longo dos anos, deixando de ser vista como o “adulto em miniatura”. Sob este viés, a criança ganha espaço e passa a ter voz ativa. E entre as conversas com umgrupo focal, composto por seis crianças de três escolas diferentes, buscouse, nas peculiaridades das Culturas Infantis, compreender a transição da educação infantil para o ensino fundamental. A partir daí as crianças revelaram-se comprometidas com a nova postura escolar, embora nos momentos de maior mobilidade, expressão e brincadeira é que realmente mostraram satisfação. Tais revelações remetem a mudanças de paradigma  que não cabem apenasà escola, mas a todos aqueles que estão envolvidos com a criança, pois é um compromisso social. 

Downloads

Como Citar

NUNES, J. S. Diálogos com crianças sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental / Conversations with children about the transition from preschool education to primary school. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 517–532, 2013. DOI: 10.22196/rp.v14i28.1379. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1379. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

FÓRUM PERMANENTE DE DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA