Contradições em torno da relação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz com o Terceiro Setor: desafios políticos e pedagógicos

Autores

  • Jéferson Silveira Dantas
  • Célia Regina Vendramini

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v14i29.1446

Palavras-chave:

Movimento de Mulheres Camponesas, Envelhecimento, Campesinato.

Resumo

O referido artigo tem por objetivo traçar, brevemente, a gênese do Fórum do Maciço do Morro da Cruz (FMMC), sua estrutura e suas respectivas comissões nos territórios dos morros de Florianópolis (SC) – em sua área insular –, tendo como balizas: 1) a relação do FMCC com o Estado por meio de suas secretarias; 2) as parcerias do FMMC envolvendo organizações não governamentais (ONGs) e o aparato estatal. Em linhas gerais, procura abordar as complexas contradições em que se move o Fórum do Maciço ao buscar atender demandas históricas dos moradores dos morros relativas à segurança, escola, infraestrutura, trabalho e renda, por meio da organização coletiva, das políticas públicas estatais e das ações do terceiro setor. Além disso, reconhece- e aqui que boa parte destas demandas dos territórios dos morros está inscrita num processo histórico de intensa desigualdade social, que acaba por se refletir em processos de desigualdade de formação escolar para crianças e jovens residentes em tais territórios.  

Downloads

Como Citar

DANTAS, J. S.; VENDRAMINI, C. R. Contradições em torno da relação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz com o Terceiro Setor: desafios políticos e pedagógicos. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 37–74, 2013. DOI: 10.22196/rp.v14i29.1446. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1446. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ DESIGUALDADES SOCIAIS E ESCOLARES