Escrita, autonomia e autoria: os desafios da produção acadêmica e da constituição intelectual

Autores

  • Adriano de Oliveira
  • Monike Caroline Zirke Machado
  • Rafael da Cunha Lara

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v14i29.1453

Palavras-chave:

Biologia, Ensino médio, Métodos de ensino, Anfíbios.

Resumo

Sob diferentes enfoques teórico-metodológicos, o presente artigo trata sobre questões que perpassam o processo de produção acadêmica, em especial aquelas entrelaçadas com a escrita, autonomia e autoria. Problematizamos, indagamos e trazemos à reflexão questões inerentes ao constituir-se autor a partir da escrita, aos desafios de se tornar autor e autônomo em um contexto cultural permeado de tecnologias digitais que, muitas vezes, facilita o acesso à informação, mas torna a autoria difusa; e, finalmente, acerca dos desafios impostos às universidades para a formação de autores autônomos em um contexto de produtivismo acadêmico cada vez maior. Longe da pretensão de responder com certeza a todas estas questões, partimos do pressuposto que o leitor também possui sua autonomia para, junto com – e a partir de – nossas palavras, construir os sentidos e significados do texto e refletir sobre os limites e possibilidades que permeiam escrita, autoria e autonomia no meio acadêmico. 

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Como Citar

OLIVEIRA, A. de; MACHADO, M. C. Z.; LARA, R. da C. Escrita, autonomia e autoria: os desafios da produção acadêmica e da constituição intelectual. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 259–294, 2013. DOI: 10.22196/rp.v14i29.1453. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1453. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS