A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam: os sujeitos jovens e a EJA / Head thinks according to where the feet step: juvenile subjects and EJA

Autores

  • Dóris Regina Marroni Furini

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v14i29.1459

Palavras-chave:

Família. Sociologia. Mudanças Sociais.

Resumo

Este texto constitui um ensaio de análise de duas categorias teóricas fundamentais quando se discute processos educativos com jovens na Educação de Jovens e Adultos (EJA), quais sejam juventude e sujeito. O texto toma como ponto de partida a Juventude e sua constituição como categoria histórica, social e cultural. Do mesmo modo, analisa as questões relativas a constituição da categoria sujeito e sua relação com os direitos na contemporaneidade. Analisadas estas duas categorias, são discutidas elementos decorrentes delas, mais especificamente no campo educativo com jovens da EJA, problematiza a invisibilidade da juventude na vida escolar e sua consequente transformação de sujeito jovem em aluno. Procura compreender as implicações pedagógicas de se trabalhar a partir das especificidades dos processos de aprendizagem destes sujeitos, onde se destacam as contribuições da perspectiva Histórico-Cultural em Psicologia.  

Downloads

Como Citar

FURINI, D. R. M. A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam: os sujeitos jovens e a EJA / Head thinks according to where the feet step: juvenile subjects and EJA. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 443–476, 2013. DOI: 10.22196/rp.v14i29.1459. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1459. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS