Quatro âmbitos da constituição do conhecimento em artes visuais na perspectiva da arte contemporânea

Autores

  • Maria Regina Johann

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v14i29.1465

Palavras-chave:

Formação de Professores. Abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa. Escola Inclusiva.

Resumo

Este texto se ocupa do tema da arte contemporânea e sua justificação no ensino das Artes Visuais. Indica conteúdos e propõe questões que poderemos apresentar aos alunos para enfrentar essa abordagem problematizando aspectos acerca da arte contemporânea, tais como: o sistema da arte, o lugar do artista, do mercado e do público, explicitando características artísticas presentes na criação contemporânea, entre elas a mestiçagem, o hibridismo, a apropriação e a recontextualização. Diante disso, justificaremos a presença dessa abordagem na educação por acreditar que conhecer arte contemporânea de modo contextualizado e tensionado em relação à arte da tradição empodera o aluno à compreensão crítica dessa manifestação artística, contribuindo, também, para o entendimento do seu lugar no mundo humano. Para a abordagem desse tema trataremosde quatro âmbitos que envolvem o domínio de uma matéria a ser ensinada: o que é isso (a matéria a ser ensinada)? Como se pode entender isso? Por que isso consta do currículo? O que modifica uma vida sabendo disso? Esses mbitos serão tratados a partir do conceito de Arte Contemporânea e alguns de seus conteúdos com foco no Ensino Médio.  

Downloads

Como Citar

JOHANN, M. R. Quatro âmbitos da constituição do conhecimento em artes visuais na perspectiva da arte contemporânea. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 583–604, 2013. DOI: 10.22196/rp.v14i29.1465. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1465. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

CAMINHOS ABERTOS