A educação como caminho e possibilidade para novas dinâmicas sociais / Education as a way and possibility for new social dynamics

Autores

  • Márcia Scarpari de Giácomo

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v14i29.1466

Palavras-chave:

Cultura Escolar. Discurso Moral. Educação. Escrita infantil. Periódico.

Resumo

Este artigo busca suscitar reflexões acerca dos impactos sociais advindos do cenário de profundas transformações e de crises multifacetadas, presente no atual contexto histórico sob a égide do sistema capitalista neoliberal, procurando focalizar principalmente o que concerne ao âmbito da educação. Objetivando a produção de melhorias na qualidade do ensino, apoiando-se, principalmente, nas concepções de cunho sociopolíticas dos autores Assmann, Freire e Gadotti, procura despertar a atenção dos educadores para a necessidade da elaboração de dinâmicas pedagógicas mais criativas que promovam a sensibilização e a apropriação de um conhecimento consistente e criticamente consciente por parte do alunado, visando à emancipação e a constituição de seres solidários e partícipes na gestão de uma sociedade mais equânime.  

Downloads

Como Citar

GIÁCOMO, M. S. de. A educação como caminho e possibilidade para novas dinâmicas sociais / Education as a way and possibility for new social dynamics. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 605–634, 2013. DOI: 10.22196/rp.v14i29.1466. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1466. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

CAMINHOS ABERTOS