A inclusão escolar no município de Parnaíba (MS): reflexões sobre a atuação profissional do monitor de alunos com deficiência / SCHOOL INCLUSION IN THE PARANAÍBA-MS CITY: reflections about the monitor’s professional role with disabled students

Autores

  • Ana Claudia de Souza
  • Giovani Ferreira Bezerra
  • Milene Ferreira Bezerra
  • Priscila do Nascimento Costa
  • Washington Cesar Shoiti Nozu

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v14i29.1467

Palavras-chave:

Correccionalismo. Criminalización. Desigualdad. Pobreza. Exclusión. Adolescentes infractores de la ley penal. Medios de comunicación. Capitalismo histórico. Vigilar. Castigar. Mano dura. Neoliberalismo.

Resumo

A fim de garantir condições mínimas de acesso e permanência dos alunos com alguma deficiência nas salas de aula comuns do ensino regular, muitos sistemas de ensino têm recorrido à contratação de monitores para realizar o acompanhando dos educandos com necessidades educacionais especiais no cotidiano escolar. Essa nova função, entretanto, parece mal compreendida, gerando situações de exclusão velada. Por isso, o objetivo deste trabalho é justamente refletir sobre como tem se caracterizado a prática desses profissionais no sistema municipal de ensino de Paranaíba (MS), tomando por base os dados de questionário aberto aplicado junto a uma amostra de cinco monitores. Pela análise dos dados, percebe-se que os monitores, também chamados de auxiliares, privilegiam a socialização dos alunos que lhe são confiados, mantendo uma relação distante com a coordenação pedagógica e mesmo com os professores regentes, o que ratifica a ideia de uma inclusão excludente.   

Downloads

Como Citar

SOUZA, A. C. de; BEZERRA, G. F.; BEZERRA, M. F.; COSTA, P. do N.; NOZU, W. C. S. A inclusão escolar no município de Parnaíba (MS): reflexões sobre a atuação profissional do monitor de alunos com deficiência / SCHOOL INCLUSION IN THE PARANAÍBA-MS CITY: reflections about the monitor’s professional role with disabled students. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 635–664, 2013. DOI: 10.22196/rp.v14i29.1467. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1467. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

CAMINHOS ABERTOS