Adolescentes em tempo integral – significados de passar o dia na escola / Full-time Teenagers – the meaning of spending the day at school

Autores

  • Catherine Monique de S. Hermont

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v15i30.1571

Palavras-chave:

Educação intercultural. Inclusão digital. Formação de professores.

Resumo

O texto apresenta e discute os significados atribuídos poradolescentes participantes de um Projeto de extensão de jornada escolar.Problematiza o lugar que esses projetos ocupam na socialização daadolescência/juventude, em especial de adolescentes e jovens das camadaspopulares. Partindo de uma unidade de trabalho realizada com osadolescentes, analisa discursos de jovens e familiares apresentando diferentesconcepções que dão suporte à às propostas pedagógicas e administrativas.O artigo é escrito a partir da síntese da dissertação de mestrado defendidano Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da UniversidadeFederal de Minas Gerais (FAE/UFMG). Busca compreender os efeitos e oimpacto que a ampliação de políticas públicas voltadas para a ampliaçãodo tempo escolar produzem na construção das identidades de adolescentese jovens e na relação que estabelecem com a instituição subsidia a criaçãode propostas pedagógicas mais efetivas na direção da redução da injustiçasocial e nas tensões que ela alimenta.

Downloads

Como Citar

DE S. HERMONT, C. M. Adolescentes em tempo integral – significados de passar o dia na escola / Full-time Teenagers – the meaning of spending the day at school. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 15, n. 30, p. 163–296, 2013. DOI: 10.22196/rp.v15i30.1571. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1571. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS