Ações afirmativas na educação superior: mulheres negras cotistas e mobilidade social / Affirmative actions in higher education: black women in quotas and social mobility

Autores

  • Ana Luisa Alves Cordeiro

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v15i30.1572

Palavras-chave:

Educación universitaria. Posgrado. Poder. Paradigmas de enseñanza.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo delinear algumas consideraçõessobre a relevância que a categoria "gênero" tem, ao lado das de classe, raçae etnia, nas análises sobre as políticas de ação afirmativa. Utilizou-se comoprocedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e dados estatísticos.Se as mulheres negras encontram-se de forma majoritária na base dapirâmide social, figurando os piores índices em vários fatores (educação,emprego, saúde, serviço social, moradia etc.), surge a questão: como as cotastêm proporcionado a mobilidade social de cotistas negras egressas(os)?Constata-se que no atual período urge a necessidade de avaliações sobreas cotas, que permitam visualizar as mobilidades sociais, as mudanças destatus social do passado para o presente. Acredita-se que próprio acesso,permanência e sucesso no ensino superior já configura uma mobilidadesocial, um novo status na vida destas mulheres.

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Como Citar

ALVES CORDEIRO, A. L. Ações afirmativas na educação superior: mulheres negras cotistas e mobilidade social / Affirmative actions in higher education: black women in quotas and social mobility. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 15, n. 30, p. 297–314, 2013. DOI: 10.22196/rp.v15i30.1572. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1572. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS