Alfabetizar letrando com sentido e significado para a vida dos educandos
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v15i30.1585Resumo
A proposta deste artigo é possibilitar uma reflexão sobre aspráticas pedagógicas de exclusão nas escolas, ao trabalhar com conteúdosnão significativos e sem relação com o cotidiano dos educandos e entre asdiferentes áreas do conhecimento. Propõe como possibilidade uma escoladiferente que valorize e parta do conhecimento dos alunos, desenvolvea alfabetização e o letramento de forma coletiva e interdisciplinar,estabelecendo relações entre prática, teoria e prática. O trabalho dosprofessores sempre é transcorrido por compromissos e intencionalidades,nunca é neutro. Superar as formas fragmentadas e padronizadas em que osconteúdos e as atividades didáticas não se integram requer um currículopensado a partir do desenvolvimento da pesquisa visando ser crítico einterdisciplinar, baseado em valores previamente explicitados e assumidos,voltado para a consciência critica, para a emancipação e humanização doshomens. Partindo dos problemas e necessidades dos alunos, ou seja, dostemas geradores, professores selecionam os recortes dos conhecimentosa serem trabalhados desafiando-os a adentrarem em níveis cada vez maisprofundos e mais amplos do saber, a fim de encontrar as respostas necessáriasàs questões que se colocam. Uma prática de letramento na Educação deJovens e Adultos em que o ponto de partida e de chegada à construção doconhecimento escolar é a realidade dos sujeitos.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.