O acesso das classes populares ao ensino superior: novas políticas, antigos desafios

Autores

  • Thiago Ingrassia Pereira Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Fernanda May. Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Daniel Gutierrez Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v16i32.2726

Palavras-chave:

arquitetura e paisagismo rural, paisagem rural, arquitetura tradicional rural

Resumo

Resumo: Os percursos escolares das classes populares no Brasil são permeados por contradições oriundas da desigual estrutura social construída historicamente. Em especial, o ensino superior brasileiro é produto tardio no contexto ocidental, tendo em vista as peculiaridades do processo de colonização, se efetivando nos marcos de uma sociedade que se modernizava em contradição com suas estruturas arcaicas de concentração de poder e prestígio. Um dos resultados mais visíveis deste cenário é a elitização do ensino superior, com sua progressiva “mercadorização”. Nesse sentido, este artigo reflete aspectos históricos da constituição do ensino superior no Brasil, destacando as políticas públicas de expansão e interiorização ocorridas a partir do início do século XXI. Dessa forma, o acesso e a permanência dos segmentos populares nas instituições universitárias se apresentam como grandes desafios a serem compreendidos, contribuindo para um ambiente de reinvenção do próprio conhecimento universitário.

Biografia do Autor

Thiago Ingrassia Pereira, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais, Doutor em Educação (UFRGS). Professor da área de Fundamentos da Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Tutor do Grupo PET/Conexões de Saberes (Práxis - Licenciaturas)

Fernanda May., Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Estudante de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Bolsista do Grupo PET/Conexões de Saberes (Práxis - Licenciaturas).

Daniel Gutierrez, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Estudante de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Bolsista do Grupo PET/Conexões de Saberes (Práxis - Licenciaturas).

Downloads

Publicado

2015-04-07

Como Citar

PEREIRA, T. I.; MAY., F.; GUTIERREZ, D. O acesso das classes populares ao ensino superior: novas políticas, antigos desafios. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 16, n. 32, p. 117–140, 2015. DOI: 10.22196/rp.v16i32.2726. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2726. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS