Educação permanente e certificação das aprendizagens não-formais e informais: o contexto italiano (Europa) e brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v16i33.2841Resumo
Este trabalho tem como foco a importância da Educação Permanente através da certificação das aprendizagens não-formais e informais; é uma pesquisa italiana, sobre as práticas italianas e brasileiras, com base nas diretrizes da União Europeia para a aprendizagem permanente, na descrição de iniciativas ou programas que certificam as aprendizagens que o indivíduo pode adquirir no arco da vida. Da mesma forma foi feita a descrição do contexto brasileiro para enfatizar a implementação de ações para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade através da valorização das aprendizagens. Conclui-se este estudo com algumas questões e alguns desafios identificados, mas também com algumas boas práticas para possíveis avanços.
_________________________________________
Resumen
Este trabajo tiene como enfoque la importancia de la Educación Permanente a través de la certificación de los aprendizajes no formales e informales; es una investigación italiana, sobre las prácticas italianas y brasileñas, basada en las directrices de la Unión Europea para el aprendizaje permanente, en la descripción de las iniciativas o programas que certifiquen los aprendizajes que los individuos pueden adquirir al largo de la vida. Del mismo modo se hizo la descripción del contexto brasileño para enfatizar la implementación de acciones para el desarrollo del individuo y de la sociedad a través de la valoración de los aprendizajes. El estudio se concluye presentando algunas cuestiones e identificando algunos desafíos, asimismo, con algunas buenas prácticas para posibles avanzos.
Palabras clave: Aprendizaje al largo de la vida. Educación Permanente. Validación de los aprendizajes informales y no formales. Educación de adultos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.