Educação permanente e certificação das aprendizagens não-formais e informais: o contexto italiano (Europa) e brasileiro

Autores

  • Jocilene Gadioli de Oliveira
  • Elena Marescotti
  • Maddalena Formicuzzi

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v16i33.2841

Resumo

Este trabalho tem como foco a importância da Educação Permanente através da certificação das aprendizagens não-formais e informais; é uma pesquisa italiana, sobre as práticas italianas e brasileiras, com base nas diretrizes da União Europeia para a aprendizagem permanente, na descrição de iniciativas ou programas que certificam as aprendizagens que o indivíduo pode adquirir no arco da vida. Da mesma forma foi feita a descrição do contexto brasileiro para enfatizar a implementação de ações para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade através da valorização das aprendizagens. Conclui-se este estudo com algumas questões e alguns desafios identificados, mas também com algumas boas práticas para possíveis avanços.

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Resumen

Este trabajo tiene como enfoque la importancia de la Educación Permanente a través de la certificación de los aprendizajes no formales e informales; es una investigación italiana, sobre las prácticas italianas y brasileñas, basada en las directrices de la Unión Europea para el aprendizaje permanente, en la descripción de las iniciativas o programas que certifiquen los aprendizajes que los individuos pueden adquirir al largo de la vida. Del mismo modo se hizo la descripción del contexto brasileño para enfatizar la implementación de acciones para el desarrollo del individuo y de la sociedad a través de la valoración de los aprendizajes. El estudio se concluye presentando algunas cuestiones e identificando algunos desafíos, asimismo, con algunas buenas prácticas para posibles avanzos.

 Palabras clave: Aprendizaje al largo de la vida. Educación Permanente. Validación de los aprendizajes informales y no formales. Educación de adultos.

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Publicado

2015-07-20

Como Citar

OLIVEIRA, J. G. de; MARESCOTTI, E.; FORMICUZZI, M. Educação permanente e certificação das aprendizagens não-formais e informais: o contexto italiano (Europa) e brasileiro. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 16, n. 33, p. 23–48, 2015. DOI: 10.22196/rp.v16i33.2841. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2841. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS