O papel das crianças na construção e reconstrução da cultura em contextos não formais de Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v16i33.2844Palavras-chave:
Estágio Curricular, Postura, Diretrizes, Conhecimentos, Investigações e Mercado de Trabalho.Resumo
O presente texto propõe reflexões sobre as vozes das crianças, suas relações com os espaços e lugares existenciais que possuem representações simbólicas. Nas narrativas que as crianças produzem efetuam um trabalho que, incessantemente, transforma lugares em espaços e espaços em lugares. As crianças falam de valores, crenças e costumes que se alteram e se modernizam de acordo com os novos símbolos e informações que adentram a comunidade. Neste sentido, não poderíamos considerar as crianças como indutoras da interpretação e transmissão na comunidade? Pois pela atividade narrativa, é possível efetuar operações estratégicas de (re)invenções de mundos duráveis, pois, mais do que apresentar algo, a narrativa constitui-se como ‘a arte de fazer’: ela não somente mostra, ela faz algo no mundo. Quando se fala da voz de um povo, fala-se de uma miscigenação cultural civilizacional e ética. É nesse fazer que a voz se mostra como canto de um povo. E dentre essas vozes, estão as das crianças.
______________________________
Resumen
El presente texto propone reflexiones sobre las voces de los niños, sus relaciones con los espacios y lugares existenciales que poseen representaciones simbólicas. En las narrativas que los niños producen efectúan un trabajo que, incesantemente, transforma lugares en espacios y espacios en lugares. Los niños hablan de valores, creencias y costumbres que se alteran y se modernizan conforme los nuevos símbolos e informaciones que adentran en la comunidad. En este sentido, podríamos considerar los niños como inductores de la interpretación y transmisión en la comunidad? Una vez que a través de la actividad narrativa es posible efectuar operaciones estratégicas de reinvención de mundos durables, pues, más que presentar algo, la narrativa se constituye como “el arte de hacer”: ella no solamente enseña, sino que hace algo en el mundo. Cuando se habla de la voz de un pueblo, se habla de una miscegenación cultural civilizacional y ética. Es en este hacer que la voz se demuestra como el canto de un pueblo. Y entre estas voces, están las de los niños.
Palabras Clave: Voz. Escucha. Niños. Transmisión. Cultura
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.