Educação superior e desenvolvimento na Guiné-Bissau: contribuições, limites e desafios
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v16i33.2846Palavras-chave:
Multidisciplinar, Ciências Humanas, Filosofia PolíticaResumo
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa documental e exploratória que analisou a educação superior no desenvolvimento da Guiné-Bissau – suas contribuições, limites e desafios. Participaram doze instituições da Guiné-Bissau: oito de Educação Superior, dois ministérios e um instituto nacional de pesquisa. Os resultados demonstram quais seriam as principais contribuições da educação superior para a Guiné-Bissau: maior número de cidadãos formados, administração pública eficaz e eficiente, maior produtividade econômica nacional e diminuição da pobreza. Há muitos limites para o desenvolvimento, dentre eles:o início tardio e ainda incipiente da educação superior, a falta de qualificação de docentes e a falta de infraestrutura, o baixíssimo Orçamento Geral de Estado para a educação. A educação superior representa um desafio premente para o País para a concretização do desenvolvimento almejado por todos.
_________________________________
Resumen
El artículo presenta resultados de una investigación documental y exploratoria que analizó la educación superior en el desarrollo de Guiné-Bissau – sus contribuciones, límites y desafíos. Participaran doce instituciones de Guiné-Bissau: ocho de Educación Superior, dos ministerios y un instituto nacional de investigación. Los resultados demuestran cuales serian las principales contribuciones de la educación superior para Guiné-Bissau: más números de ciudadanos formados, administración pública eficaz y eficiente, más productividad económica nacional y diminución de la pobreza. Que todavía hay muchos límites para el desarrollo, entre ellos: el inicio tardío y aun incipiente da la educación superior, la falta de cualificación de docentes y la falta de infraestructura, el bajísimo Presupuesto General del Estado para la educación. La educación superior representa un desafío urgente para el País para la concretización del desarrollo deseado por todos.
Palabras Clave: Guiné-Bissau. Desarrollo. Educación Superior
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.