A relação educativa em contexto hospitalar em Portugal: o trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v16i33.2847Resumo
O presente artigo visa (i) compreender a dinâmica das interacções entre os docentes e a criança/pais na unidade de internamento do serviço de pediatria do Centro Hospitalar Leiria- Pombal (CHLP) - Portugal e (ii) sustentar possíveis decisões de melhoria da qualidade do serviço prestado. Inserindo-se num estudo mais alargado que visou avaliar a qualidade do serviço educativo em contexto hospitalar, seguiu uma metodologia quantitativa e descritiva. Participaram no estudo 17 crianças e 70 acompanhantes de crianças até aos 9 anos de idade, respondendo ao ‘Questionário de avaliação do serviço educativo em contexto hospitalar’ (Pires; Leal; Dias, 2013). Os resultados evidenciam que a presença do docente em contexto hospitalar é relevante para os inquiridos: (i) minora o efeito do sofrimento inerente ao internamento, (ii) promove o desenvolvimento e a aprendizagem da criança e (iii) funciona como apoio aos acompanhantes das crianças. Salienta-se, assim, o papel do trabalho docente em contexto hospitalar na promoção do bem-estar (Lindquist, 1992) e da qualidade de vida da criança/pais durante o período de internamento hospitalar (Melo; Cristo; Kamada,2006).
________________________
Resumen
El presente artículo pretende (i) comprender la dinámica de las interacciones entre los docentes y los niños/padres en la unidad de internamiento de servicios pediátricos del Centro Hospitalar Leiria-Pombal (CHLP) – Portugal y (ii) sostener posibles decisiones de mejorías de la calidad del servicio prestado. Insiriéndose en un estudio más amplio destinado a evaluar la calidad del servicio educativo en el contexto hospitalario y que siguió una metodología cuantitativa y descriptiva. Participaron en el estudio 17 niños y 70 acompañantes de los niños hasta 9 años de edad, contestando al ‘Cuestionario de evaluación del servicio educativo en el contexto hospitalario’ (Pires; Leal; Dias, 2013). Los resultados evidencian que la presencia de los docentes en el centro hospitalario es relevante para los inquiridos: (i) alivia los efectos del sufrimiento inherente al internamiento, (ii) promueve el desarrollo y el aprendizaje de los niños y (iii) funciona como apoyo a los acompañantes de los niños. Señalase, así, que el rol del trabajo docente en el contexto hospitalario en la promoción del bien estar (Lindquist, 1992) y de la calidad de vida de los niños/padres durante el período de internamiento hospitalario (Melo; Cristo; Kamada, 2006).
Palabras Clave: Relación educativa. Contexto hospitalario. Calidad de vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.