Ideias pedagógicas e práticas educacionais difundidas pelos primeiros jesuítas nas américas
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v16i33.2848Resumo
Neste artigo, buscamos apresentar a ação educacional da Companhia de Jesus no conjunto da empreitada colonizadora mercantilista nas Américas. Tratando de entender a ação educacional e cultural dos Jesuítas sobre a matriz política da imposição mercantilista e sua face aculturadora, assim como, a cristianização forçada que justificava a ação exploradora. Também destacamos, como a Companhia de Jesus estabeleceu ações pedagógicas encaminhadas à educação de novas gerações e à atuação missionária de transmitir os valores religiosos. Os jesuítas, com o objetivo de evangelizar os ameríndios, mediaram não só em os valores religiosos, mas também, cunharam uma cultura diferente através de estratégias pedagógicas tais como: a música, a literatura e o teatro.
_________________________
Resumen
Este artículo busca presentar la acción educacional de la Compañía de Jesús en el conjunto de la expedición colonizadora mercantilista en las Américas. Buscando entender la acción educacional y cultural de los jesuitas sobre la matriz política de imposición mercantilista y su modelo de aculturación, así como, la cristianización forzada que justifica la acción exploradora. También destacamos, como la Compañía de Jesús estableció acciones pedagógicas encaminadas a la educación de nuevas generaciones y a la actuación misionaria de transmitir los valores religiosos. Los jesuitas, con el objetivo de evangelizar los amerindios, mediaron no solo en los valores religiosos, sino que también cuñaron una cultura distinta a través de estrategias pedagógicas tales como: la música, la literatura y el teatro.
Palabras Clave: Teorías pedagógicas. Jesuitas. Educación colonial. Colonialismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.