A disciplina de política educacional em cursos de formação de professores

Autores

  • Simone de Fátima Flach
  • Gisele Masson

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v16i33.2850

Palavras-chave:

Estratégias de crescimento, Análise SWOT, Matriz de expansão.

Resumo

O presente artigo destaca a importância da disciplina de Política educacional na formação de professores. Algumas concepções teóricas que sustentam a organização da disciplina e do estudo sobre políticas educacionais são apresentadas, bem como alguns conhecimentos imprescindíveis para a formação de professores. Com base nessas reflexões, discute-se como estão estruturados os conhecimentos relativos à área de Política educacional em diferentes currículos em uma instituição de Ensino Superior do Paraná – Brasil. O estudo foi realizado a partir de análise documental das ementas das disciplinas da área em diferentes cursos de formação de professores. Conclui-se que a disciplina é de suma importância para a formação de professores. No entanto, a área fragiliza-se em razão da descontinuidade do trabalho desenvolvido pelos professores responsáveis pelas disciplinas em razão de contratos de trabalho precários e da não vinculação com a pesquisa do campo da Política educacional.

_________________________

Resumen
El presente artículo destaca la importancia de la asignatura de política educacional en la formación de profesores. Se presentan algunas concepciones teóricas que sostienen la organización de la asignatura y del estudio sobre políticas educacionales, así como algunos conocimientos imprescindibles para la formación de profesores. Basada en estas reflexiones, se discute como están estructurados los conocimientos relativos al área de Política Educacional en diferentes currículos en una institución de Enseñanza Superior de Paraná – Brasil. El estudio fue realizado a partir del análisis documental de los planes de las asignaturas del área en diferentes cursos de formación de profesores. Sin embargo, el área se debilita en razón de contratos de trabajo precarios y de la no vinculación con la investigación del campo de Política Educacional.

Palabras Clave: Política Educacional. Enseñanza de Política Educacional. Formación de profesores. 

 

Downloads

Publicado

2015-07-20

Como Citar

FLACH, S. de F.; MASSON, G. A disciplina de política educacional em cursos de formação de professores. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 16, n. 33, p. 205–220, 2015. DOI: 10.22196/rp.v16i33.2850. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2850. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS