Leituras sobre a gestão democrática e o "gerencialismo" na/da educação no Brasil

Autores

  • Nadia Pedrotti Drabach
  • Ângelo Ricardo de Souza

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v16i33.2851

Palavras-chave:

Palavras-chave, juventude, consumo, comunicação de massa.

Resumo

Este artigo apresenta dois olhares teóricos sobre a gestão da escola e da educação. O primeiro, desenvolvido a partir da perspectiva da gestão democrática, dedica-se a discutir as bases que sustentam o princípio democrático demandado pela Constituição Federal de 1988. O segundo, desenvolvido a partir da reforma do estado e da educação no Brasil dos anos 1990, focaliza aspectos gerenciais da gestão da educação e da escola. Ao final de cada olhar, apresentamos um quadro síntese, cujo escopo, e razão do próprio artigo, é contribuir com mais objetividade teórica sobre este tema para a pesquisa do campo da gestão educacional/escolar.

_________________________

Resumen

Este artículo presenta dos miradas teóricas sobre la gestión de la escuela y de la educación. El primer, desarrollado a partir de la perspectiva de la gestión democrática, se dedica a la discusión de las bases que sostienen el principio democrático demandado por la Constitución Federal de 1988. El segundo, desarrollado a partir de la reforma del estado y de la educación en Brasil de los años 1990, tiene un enfoque en los aspectos gerenciales de la gestión de la educación y de la escuela. Al final de cada mirada, presentamos un cuadro síntesis, cuyo ámbito, y la razón del propio artículo, es contribuir con más objetividad teórica sobre este tema para la investigación del campo de la gestión educacional/escolar.

Palabras clave: Gestión educacional. Gestión escolar. Gestión democrática. Gerencialismo. Políticas Educacionales 

Downloads

Publicado

2015-07-20

Como Citar

DRABACH, N. P.; SOUZA, Ângelo R. de. Leituras sobre a gestão democrática e o "gerencialismo" na/da educação no Brasil. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 16, n. 33, p. 221–248, 2015. DOI: 10.22196/rp.v16i33.2851. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2851. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS