Leituras sobre a gestão democrática e o "gerencialismo" na/da educação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v16i33.2851Palavras-chave:
Palavras-chave, juventude, consumo, comunicação de massa.Resumo
Este artigo apresenta dois olhares teóricos sobre a gestão da escola e da educação. O primeiro, desenvolvido a partir da perspectiva da gestão democrática, dedica-se a discutir as bases que sustentam o princípio democrático demandado pela Constituição Federal de 1988. O segundo, desenvolvido a partir da reforma do estado e da educação no Brasil dos anos 1990, focaliza aspectos gerenciais da gestão da educação e da escola. Ao final de cada olhar, apresentamos um quadro síntese, cujo escopo, e razão do próprio artigo, é contribuir com mais objetividade teórica sobre este tema para a pesquisa do campo da gestão educacional/escolar.
_________________________
Resumen
Este artículo presenta dos miradas teóricas sobre la gestión de la escuela y de la educación. El primer, desarrollado a partir de la perspectiva de la gestión democrática, se dedica a la discusión de las bases que sostienen el principio democrático demandado por la Constitución Federal de 1988. El segundo, desarrollado a partir de la reforma del estado y de la educación en Brasil de los años 1990, tiene un enfoque en los aspectos gerenciales de la gestión de la educación y de la escuela. Al final de cada mirada, presentamos un cuadro síntesis, cuyo ámbito, y la razón del propio artículo, es contribuir con más objetividad teórica sobre este tema para la investigación del campo de la gestión educacional/escolar.
Palabras clave: Gestión educacional. Gestión escolar. Gestión democrática. Gerencialismo. Políticas Educacionales
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.