Um projeto interdisciplinar: abordagem temática Freireana no estágio de docência do curso de Licenciatura Intercultural Indígena
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v17i34.2925Palavras-chave:
Nova Museologia, Museologia Social, Movimentos Sociais, MINOM, PortugalResumo
A Educação Escolar Indígena é uma modalidade da Educação Básica que deve propiciar às populações indígenas, além do acesso a conhecimentos universais, a afirmação das identidades étnicas, a recuperação da memória histórica, a interculturalidade e a valorização da língua materna. O presente trabalho reflete sobre a questão, tomando por base uma experiência desenvolvida no estágio curricular obrigatório nos anos finais do ensino fundamental da educação básica dos universitários do 8º período do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Matemática e Ciências da Natureza. O projeto educativo proposto no estágio trabalha a articulação das áreas das Ciências da Natureza e Matemática, com o aporte teórico-metodológico da Abordagem Temática Freireana. Apresentamos uma reflexão acerca da experiência, evidenciando os elementos que constituíram avanços e potencialidades na formação do docente indígena, ancorando as reflexões na concepção freireana de educação, a qual tem sido considerada uma resposta emblemática aos desafios educacionais, percebida como um instrumento para a conquista da autonomia dos povos indígenas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.