Um projeto interdisciplinar: abordagem temática Freireana no estágio de docência do curso de Licenciatura Intercultural Indígena

Autores

  • Luci dos Santos Bernardi
  • Geovana Mulinari Stuani
  • Nadir Castilho Delizoicov

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v17i34.2925

Palavras-chave:

Nova Museologia, Museologia Social, Movimentos Sociais, MINOM, Portugal

Resumo

A Educação Escolar Indígena é uma modalidade da Educação Básica que deve propiciar às populações indígenas, além do acesso a conhecimentos universais, a afirmação das identidades étnicas, a recuperação da memória histórica, a interculturalidade e a valorização da língua materna. O presente trabalho reflete sobre a questão, tomando por base uma experiência desenvolvida no estágio curricular obrigatório nos anos finais do ensino fundamental da educação básica dos universitários do 8º período do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Matemática e Ciências da Natureza. O projeto educativo proposto no estágio trabalha a articulação das áreas das Ciências da Natureza e Matemática, com o aporte teórico-metodológico da Abordagem Temática Freireana. Apresentamos uma reflexão acerca da experiência, evidenciando os elementos que constituíram avanços e potencialidades na formação do docente indígena, ancorando as reflexões na concepção freireana de educação, a qual tem sido considerada uma resposta emblemática aos desafios educacionais, percebida como um instrumento para a conquista da autonomia dos povos indígenas.

Downloads

Publicado

2015-09-08

Como Citar

BERNARDI, L. dos S.; STUANI, G. M.; DELIZOICOV, N. C. Um projeto interdisciplinar: abordagem temática Freireana no estágio de docência do curso de Licenciatura Intercultural Indígena. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 17, n. 34, p. 192–207, 2015. DOI: 10.22196/rp.v17i34.2925. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2925. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS