Estado e educação: a formação de professores em questão
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v17i35.3056Palavras-chave:
Ensino Superior. Classes populares. Políticas públicas.Resumo
O artigo analisa a formação de professores no contexto do Parecer no 009/2001 do Conselho Nacional de Educação, aprovado em 8/5/2001 e instituído pela Resolução no 01/2002, de 18/2/2001, do Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. São analisados: o contexto justificador das reformas, com ênfase na adequação do sistema educativo aos ditames do ideário neoliberal; a nova função social da escola e o papel dos professores, chamando a atenção para a nova lógica desse processo; e o problema da qualificação profissional do magistério no contexto universitário.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.