Delineamentos metodológicos da pesquisa em educação

Autores

  • Liege Maria Sitja Fornari

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v17i35.3065

Resumo

Hoje é notório no currículo da graduação a presença de disciplinas voltadas para o ensino de métodos e técnicas de pesquisa. Tal presença pode ser atribuída à exigência da elaboração da monografia para a conclusão do curso. No âmbito da pós-graduação, aos componentes curriculares de ensino dos fundamentos da pesquisa científica somam-se os de orientação da prática da investigação, a exemplo da disciplina “Trabalho individual orientado”. A pesquisa acadêmica, que anteriormente se fazia quase que exclusivamente no espaço da pós-graduação, conquista seu espaço também na graduação. Este artigo foi motivado para atender aos estudantes que, no contexto das aulas de metodologia da graduação em Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia, solicitaram um texto que apresentasse o processo de elaboração do projeto de pesquisa. Uma das funções mais importantes da prática docente do professor universitário é a de orientar e dirigir as atividades de pesquisa dos estudantes. O grande desafio do professor universitário é a formação de um profissional crítico e autônomo que seja capaz de refletir sobre o caminho percorrido durante o próprio caminhar, negando-se a repetir receitas e ter uma práxis reducionista e reiterativa em vez de criativa.

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Publicado

2015-12-22

Como Citar

FORNARI, L. M. S. Delineamentos metodológicos da pesquisa em educação. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 17, n. 35, p. 245–258, 2015. DOI: 10.22196/rp.v17i35.3065. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3065. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

CAMINHOS ABERTOS