As tendências pós-modernas em busca de compensações – o contra-peso do multiculturalismo crítico

Autores

  • Marcos Antonio C. Silva Universidade Comunitária Regional de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v10i21.314

Palavras-chave:

Pesquisa Museológica, Patrimônio cultural, Memória

Resumo

Em tempos de desesperança, é mister romper com os pessimismos, entretanto, é igualmente necessário separar a crítica do romantismo pedagógico. A convivência com embaçamentos entre teorias e práticas educacionais,
juntamente com políticas econômicas de empenho duvidoso no campo social, sugere espaços para que recontextualizações apareçam como modismos no mínimo perigosos. Nesse sentido, considerar a abordagem curricular multiculturalista como uma panacéia é um equivoco que precisamos evitar. As contribuições de Peter Mclaren certamente lançam outros desafios para uma leitura crítica das tendências pedagógicas pós-modernas, que permeiam as políticas públicas já há algum tempo, podendo servir como referência na construção de políticas educacionais críticas e de resistência.

Palavras-chave: multiculturalismo, pós-moderno, políticas educacionais.

Downloads

Como Citar

SILVA, M. A. C. As tendências pós-modernas em busca de compensações – o contra-peso do multiculturalismo crítico. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 7–14, 2009. DOI: 10.22196/rp.v10i21.314. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/314. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS