Modernidade e educação: as relações e os desafios do homem diante das antigas e novas formas de conhecimento

Autores

  • Ezir George Silva Universidade Comunitária Regional de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v10i21.315

Palavras-chave:

história, memória, identidade, experiência, metodologia

Resumo

A pesquisa inscreve-se nos discursos e debates sobre o
Racionalismo, relativismo e a pluralidade no contexto educacional, social, histórico brasileiro. O objetivo do trabalho é analisar os pressupostos dos impactos da modernidade sobre a educação e o homem moderno. O texto discute o surgimento da modernidade, seu desenvolvimento, sua crise e a discussão em torno do conceito e da cultura do “pós-moderno”. Seu impacto sobre a educação, no que tange à racionalização do conhecimento e sua mudança conceitual, acabou desembocando numa grande crise de paradigmas
que afetou diretamente as instituições sociais, a problematização dos conteúdos com suas implicações para a prática e postura do professor e a relativização cultural, como expressões e aspectos da experiência, das potencialidades e vivência dos discentes. Por fim, a pesquisa pretende identificar
os pressupostos da modernidade, à luz da discussão pedagógica em torno da construção do processo educacional e da formação do homem, considerando suas descobertas, limites e possibilidades, compreendendo que a beleza de sua existência consiste num eterno vir-a-ser no âmbito de uma cultura globalizada e democrática.

Palavras-chave: modernidade; pluralidade; educação.

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Como Citar

SILVA, E. G. Modernidade e educação: as relações e os desafios do homem diante das antigas e novas formas de conhecimento. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 15–44, 2009. DOI: 10.22196/rp.v10i21.315. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/315. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS