Quais os fios que tecem essa trajetória? “Parceria...Tão óbvia ela é ! Sobre os percursos feitos pela professora Denise Leite

Autores

  • Maria Elly Herz Genro Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Célia Elizabete Caregnato
  • Bernardo Sfredo Miorando

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v18i37.3169

Palavras-chave:

ciências agrárias, ciências biológicas

Resumo

Este artigo narra a história de alguém que está inserida num contexto social e político, tendo desdobramentos na construção de uma carreira acadêmica, produto de uma prática concreta em que a pesquisadora e educadora Denise Balarine Leite constitui num movimento de intervenção na formação humana. A sua história revela influências recíprocas com seus alunos, orientandos e parceiros de pesquisa e estudos. Este processo é produto de suas crenças e valores que sedimentam suas opções numa tomada de consciência do mundo e do nosso país, levando em conta contingências e limites da vida. Evidenciamos que os conceitos de inovação, avaliação participativa, parceria, redesenho capitalista das universidades, imperialismo benevolente e redes de produção de relações/conhecimentos estão articulados, formando uma teia em que a pesquisadora interpreta a realidade da universidade – suas múltiplas relações –, enquanto lócus instituído e instituinte.

Downloads

Publicado

2016-10-06

Como Citar

GENRO, M. E. H.; CAREGNATO, C. E.; MIORANDO, B. S. Quais os fios que tecem essa trajetória? “Parceria...Tão óbvia ela é ! Sobre os percursos feitos pela professora Denise Leite. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 18, n. 37, p. 86–103, 2016. DOI: 10.22196/rp.v18i37.3169. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3169. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS