A vida, a militância e a educação: autobiografia Sirlei Antoninha Kroht Gaspareto

Autores

  • Sirlei Antoninha Kroth Gaspareto Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v18i37.3174

Palavras-chave:

Aprendizagem ao longo da vida. Educação Permanente. Validação das aprendizagens informais e não-formais. Educação de adultos.

Resumo

A autobiografia que apresento é parte de minha trajetória de vida. Trajetória esta que tem como perspectiva a militância no Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) e a atuação na educação superior como professora. O texto apresenta aspectos que caracterizam a infância no campo, mostra como foi necessário deixar a família e o meio rural para estudar e, ao mesmo tempo, para conhecer a realidade dos empobrecidos. Este texto também faz referência ao tempo de inserção pastoral na diocese de Chapecó, o qual foi a porta de entrada para um trabalho de maior comprometimento através do engajamento pastoral. A partir desta atuação foram sendo elaboradas as bases de uma inspiração teórica que marcaram minha trajetória. Mas é no Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) que fui aprendendo e repensando práticas pedagógicas e educativas que caracterizam um perfil de militante pesquisadora e pesquisadora militante. Ao longo do texto destaco uma das diferentes pedagogias do MMC, que visa comunicar sua mensagem através do teatro, e também explicito alguns aspectos relacionados à militância partidária. Em seguida, mostro a importância do papel de professora-pesquisadora com responsabilidade militante. Por fim, trato ainda, no âmbito da minha trajetória, sobre a perspectiva de gênero a partir da compreensão de empoderamento das mulheres em luta pela igualdade e faço menção à experiência estabelecendo uma relação entre o curso de pedagogia e o MMC. Neste sentido, na perspectiva da “dupla militância”, abordo os desafios de articulação das problemáticas das práticas educativas construídas pelo MMC e das práticas pedagógicas produzidas pela universidade, tendo como referência básica o comprometimento com as lutas por transformação.

Downloads

Publicado

2016-10-06

Como Citar

GASPARETO, S. A. K. A vida, a militância e a educação: autobiografia Sirlei Antoninha Kroht Gaspareto. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 18, n. 37, p. 181–207, 2016. DOI: 10.22196/rp.v18i37.3174. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3174. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS