Trabalho, educação e deficiência mental: a inclusão laboral como fator de desenvolvimento humano

Autores

  • Solange Maria Alves Universidade Comunitária Regional de Chapecó
  • Susane Cristina Thebaldi Veber
  • Rosely Catarina Fritzen Scheid

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v10i21.320

Palavras-chave:

Exército, contraguerrilha, memória, herói

Resumo

É bastante atual e polêmica a discussão em torno de processos de inclusão social no campo de políticas públicas em geral, mais particularmente no que se refere à inclusão de pessoas com deficiência mental. Se por um lado observa-se o engessamento desse processo por conta de dificuldades de
ordem política e ideológica, por outro se verifica umaaralisação decorrente de limites na quebra de paradigmas e preconceitos em relação às capacidades dessas pessoas. E, ainda, assiste-se no contexto atual, um empreendimento que é também político e pedagógico no sentido de abrir espaços de inserção de pessoas com deficiência mental, no mercado de trabalho. Sobre este último aspecto se debruça o presente artigo cuja pretensão é refletir, com base em resultados de pesquisa, as mudanças ocorridas no desenvolvimento
psicológico de pessoas com deficiência mental em processo de inclusão no mercado de trabalho. Especificamente, procuramos identificar como o ser humano se desenvolve psicologicamente sob o enfoque histórico-cultural; e, ainda, compreender o desenvolvimento da pessoa com deficiência mental
a partir do referencial histórico-cultural; entender o que é trabalho na visão marxista; e identificar, no contexto, como se caracteriza o mercado de trabalho, na atualidade, em relação a pessoa com deficiência mental.

Palavras-chave: Trabalho, inclusão, deficiência mental, desenvolvimento humano.

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Como Citar

ALVES, S. M.; VEBER, S. C. T.; SCHEID, R. C. F. Trabalho, educação e deficiência mental: a inclusão laboral como fator de desenvolvimento humano. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 143–162, 2009. DOI: 10.22196/rp.v10i21.320. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/320. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS