Gênese e gestão de um processo formativo ao empreendedorismo: desenvolvimento, avaliação e validação

Autores

  • Maddalena Formicuzzi Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Jocilene Gadioli de Oliveira
  • Giuseppe Favretto
  • Serena Cubico
  • Piermatteo Ardolino
  • Anastasia Ferrari

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v18i38.3386

Palavras-chave:

Escola em ciclos. Política Educacional. Prática pedagógica.

Resumo

Este artigo apresenta os primeiros passos de um projeto internacional financiado pelo Erasmus plus –Programa que trabalha com quatro países na realização de uma plataforma comum de desenvolvimento de competências empreendedoras. Aqui, nós relatamos as reflexões que estão conduzindo os idealizadores do projeto na construção de um processo não somente educacional mas também de avaliação e validação compartilhada por vários países para assegurar um processo de crescimento real, com normas comuns de formação e de avaliação. Por conseguinte, pretende-se trabalhar com um sumário das atuais orientações da Comunidade Europeia relativas à validação de competências, ao desenvolvimento de competências empreendedoras, ao mapeamento de competências empresariais na Europa e ao estabelecimento de programas de desenvolvimento dessas competências. Por fim, apresenta-se o projeto europeu House of Brain e as atividades que levaram os autores a questionar as ferramentas mais úteis para uma avaliação correta das competências para uma aprendizagem ao longo da vida.

Downloads

Downloads

Publicado

2016-11-22

Como Citar

FORMICUZZI, M.; OLIVEIRA, J. G. de; FAVRETTO, G.; CUBICO, S.; ARDOLINO, P.; FERRARI, A. Gênese e gestão de um processo formativo ao empreendedorismo: desenvolvimento, avaliação e validação. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 18, n. 38, p. 52–70, 2016. DOI: 10.22196/rp.v18i38.3386. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3386. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS