Famílias e escolas: arranjos diversos

Autores

  • Geraldo Romanelli Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v18i38.3388

Palavras-chave:

Formação de professores. Diretrizes Curriculares Nacionais. Reestruturação curricular.

Resumo

Este artigo discute e analisa os vínculos entre famílias e escolas tendo como núcleo da reflexão a apresentação de diferentes aspectos da instituição doméstica. Para isso, procede a uma discussão acerca do conceito de família a partir da teorização antropológica. Em seguida, apresenta o modo como a família vem sendo objeto de pesquisa em estudos nacionais e os vínculos entre famílias e a instituição escolar com a finalidade de discutir as representações estereotipadas sobre a unidade doméstica, o modo de atuação de seus integrantes, inclusive do pai e dos irmãos sobre o processo de escolarização, e para trazer à baila a importância dos afetos do pai e da mãe nesse processo.

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Publicado

2016-11-22

Como Citar

ROMANELLI, G. Famílias e escolas: arranjos diversos. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 18, n. 38, p. 78–96, 2016. DOI: 10.22196/rp.v18i38.3388. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3388. Acesso em: 26 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS