Famílias e escolas: arranjos diversos
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v18i38.3388Palavras-chave:
Formação de professores. Diretrizes Curriculares Nacionais. Reestruturação curricular.Resumo
Este artigo discute e analisa os vínculos entre famílias e escolas tendo como núcleo da reflexão a apresentação de diferentes aspectos da instituição doméstica. Para isso, procede a uma discussão acerca do conceito de família a partir da teorização antropológica. Em seguida, apresenta o modo como a família vem sendo objeto de pesquisa em estudos nacionais e os vínculos entre famílias e a instituição escolar com a finalidade de discutir as representações estereotipadas sobre a unidade doméstica, o modo de atuação de seus integrantes, inclusive do pai e dos irmãos sobre o processo de escolarização, e para trazer à baila a importância dos afetos do pai e da mãe nesse processo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.