O currículo na contemporaneidade: filosofia e tendências

Autores

  • Ireno Antônio Berticelli Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Ana Maria Telles Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v19i41.3594

Palavras-chave:

Ética. Marketing. Responsabilidade Social Empresarial.

Resumo

Este artigo tem como objetivo central identificar e analisar a filosofia que permeia os estudos curriculares das últimas décadas, buscando identificar as tendências teoréticas dos curriculistas. Para tanto, foram compulsados em torno de 30 artigos, escolhidos de forma aleatória, em sua quase totalidade publicados dos anos de 2005 a 2015, e alguns livros com datas variáveis, mas que se situam na década de 1990 em diante. Nós nos valemos do método reconstrutivo, ou seja, a partir dos textos e respectivos autores estudados buscamos seguir o perfil teorético que os embasou. O estudo permitiu identificar forte tendência filosófica das assim ditas perspectivas pós-modernas/pós-estruturalistas e uma especial presença da lógica da diferença, em face das novas identidades produzidas pelas condições do mundo vivido pelos humanos, na contemporaneidade. Mesmo posições teoréticas mais conservadoras já não deixam de abrir espaço para as características culturais regionais e locais a serem contempladas pelo currículo, nos dias atuais.

Biografia do Autor

Ireno Antônio Berticelli, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente do Programa Stricto Sensu em Educação (Mestrado em Educação) e do Doutorado em Ciências da Saúde da Univer-sidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Ana Maria Telles, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Bacharel em Educação Física da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), bolsista do Estado de Santa Catarina (Art. 171 da Constituição Estadual).

Downloads

Publicado

2017-08-01

Como Citar

BERTICELLI, I. A.; TELLES, A. M. O currículo na contemporaneidade: filosofia e tendências. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 19, n. 41, p. 271–286, 2017. DOI: 10.22196/rp.v19i41.3594. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3594. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS