De pesquisador para pesquisador: a produção de conhecimento sobre política educacional e gestão na anped- Sul (1998-2014)
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v18i39.3614Resumo
Nesse artigo expomos resultados da investigação sobre o conhecimento científico produzido pelo Grupo de Trabalho Políticas Públicas e Gestão Educacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Educação, Regional Sul (ANPEd-Sul), no período 1998-2014. Em 16 anos, 641 trabalhos foram apresentados, tendo sido lidos 153, correspondendo a 25% do total e a 61% dos três eixos que foram privilegiados na análise – Gestão Educacional; Estado e Reformas Educacionais e Abordagens Teórico-Metodológicas em Pesquisa de Políticas Educacionais. Apresentamos o problema mais candente da produção examinada – seus aspectos teórico-metodológicos – e levantamos, simultaneamente, alguns desafios para os pesquisadores. Um deles relaciona-se ao sincretismo teórico como estratégia de análise do fenômeno educativo, o que demanda aprofundar os referenciais teórico-metodológicos tendo em vista a produção de conhecimento científico, na área de política educacional, consistente em termos de amplitude de fontes empíricas e de capacidade explicativa teórica. As questões postas pretendem contribuir para a reflexão sobre a escola pública brasileira, possibilitando que fecunde novas formas de existência social.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.