Relações entre a educação física escolar e a educação de jovens e adultos no interior do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE): sujeitos, concepções, impasses e perspectivas

Autores

  • Cláudio Márcio Oliveira Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v18i39.3620

Palavras-chave:

Oferta de vagas no IFSC. Cursos de curta duração. Formação precarizada.

Resumo

Este trabalho busca analisar as relações entre a Educação Física Escolar e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) presentes nas produções acadêmicas do CBCE – Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, entidade científica que congrega pesquisas em Educação Física no Brasil desde 1978. Foram analisadas as produções publicadas no interior do Grupo de Trabalho Temático Educação Física/Escola (GTT Escola), apresentadas nos congressos da entidade no período de 2007 a 2015. Tais análises buscaram identificar as diversas concepções de Educação Física e de EJA, bem como os olhares que as referidas produções lançaram sobre os sujeitos e seus processos de escolarização. Ao final, este estudo problematiza impasses e perspectivas acerca das relações entre Educação Física Escolar e Educação de Jovens e Adultos, sugerindo pautas de pesquisa e intervenção que articulem este componente curricular a esta modalidade de educação.

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Publicado

2017-03-21

Como Citar

OLIVEIRA, C. M. Relações entre a educação física escolar e a educação de jovens e adultos no interior do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE): sujeitos, concepções, impasses e perspectivas. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 18, n. 39, p. 151–173, 2017. DOI: 10.22196/rp.v18i39.3620. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3620. Acesso em: 7 out. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS